Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

VIOLENCIA EM ARACI, POMBAL, JUAZEIRO E LUIS EDUARDO MAGALHÃES

Uma mulher morreu e outra ficou ferida após terem sido atingidas a tiros no bairro de Santa Cruz, no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. A ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), usada no socorro das vítimas, foi perseguida pelos criminosos. O caso ocorreu na madrugada de quinta-feira (14). As vítimas foram baleadas por volta das 2h30, na Rua Utinga, onde moravam. A mulher identificada como Alessandra Santos Cerqueira, de 22 anos, morreu na hora. Nicélia Ramos de Araújo, de 25, foi atingida por cinco tiros e sobreviveu. Ela foi socorrida pelo Samu para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. No trajeto para a unidade de saúde, o socorrista, que também é motorista da ambulância, percebeu que estava sendo seguido por uma dupla em uma moto. “Foram uns 800 metros [de perseguição]. Eu numa rua e eles na outra. Aí eu consegui, graças a Deus, despistar”, disse Jadson Dias. Os socorristas acreditam que os bandidos queriam evitar que Nicélia fosse socorrida. Ninguém foi preso até a publicação desta reportagem.

Nesta quarta-feira (13), uma pessoa teria sido esfaqueada na zona rural de Araci, a Polícia Militar, que checou a informação e, inicialmente, negou o fato. Segundo os militares, foi feito contato com o Hospital Municipal de Araci, que negou a existência de admissão de qualquer indivíduo vítima de arma branca. As informações sobre esta ocorrência foram obtidas nesta sexta-feira (15), pela manhã, depois do contato da unidade medica de Feira de Santana informando o óbito. Nenhum familiar da vítima compareceu a esta Delegacia para informar sobre o crime“, disse a Polícia Militar. A vítima é José Carlos de Jesus. A filha da vítima disse que o autor do homicídio foi a pessoa de vulgo “Pitomba”. O fato ocorreu no Distrito de Pedra Alta, zona rural do município. A Polícia Militar investigará o caso.

Por volta de 01h de quinta-feira (14), Policiais Militares em Ribeira do Pombal foram informados por Guardas Civis Municipais que um homem teria dado entrada na emergência do Hospital Geral Santa Tereza, vítima de um disparo de arma de fogo. Segundo a Polícia Militar, os militares foram até o local e fizeram contato com a vítima. De acordo com Carlos Onorato dos Santos, 49 anos, no momento em que seguia para a sua residência, ele foi surpreendido por um disparo de arma de fogo, que o alvejou num dos joelhos. Ele ainda afirmou não saber quem teria sido o autor. Momentos antes, ele teria ingerido bebida alcoólica. A vítima foi orientada a procurar a Delegacia de Polícia Civil para prestar depoimento.

Um homem foi condenado a 29 anos e 7 meses de prisão por matar a marretadas a cunhada, de 21 anos, em Juazeiro, no Vale do São Francisco. A sentença saiu durante júri popular ocorrido nesta quarta-feira (13). O crime aconteceu em setembro de 2014. Segundo o G1, o pedreiro Wellington da Cruz Bispo, suspeito de matar Arlene Costa Borges, já estava preso desde setembro de 2015. À época, ele confessou ter enforcado, estuprado e matado a vítima. No julgamento desta quarta, ele negou que tenha cometido o estupro. Segundo a justificativa do agora condenado, a cunhada teria conhecimento de um caso extraconjungal da irmã, casada com Wellington, e não teria dito isso ao pedreiro. Na sentença, o homem foi considerado culpado por todos os crimes — homicídio qualificado, ocultação de cadáver e estupro. Quando o fato ocorreu em 2014, Arlene ficou dois meses desaparecida. O corpo dela foi encontrado enterrado em uma casa em construção.