Tucano – Equipe de USF mobiliza comunidade rural para compra de material pra Unidade de Saúde

Às vezes boas ideias surgem quando menos se espera. Assim foi a sugestão dada por Nilma Silva dos Santos, auxiliar de serviços gerais da Unidade de Saúde da Família (USF) Miguel Cavalcante de Matos na comunidade do Cajueiro em Tucano- Bahia, durante uma reunião administrativa. A equipe debatia sobre as várias dificuldades enfrentadas pela unidade, dentre elas, a falta de organização do arquivo de prontuários, quando a funcionária deu a ideia de organizar um bingo a fim de angariar fundos para comprar todo o material necessário para reforma do arquivo da USF.
A proposta foi amadurecida e ampliada. A partir daí, toda equipe do posto, liderada pelo médico Severiano Neto, foi mobilizada a realizar o I festival beneficente em prol da saúde.  Com o tema “ O SUS é uma conquista do povo brasileiro. Toda comunidade por um SUS de qualidade” o evento vai contar com  bingo de um carneiro,  rifa de liquidificador, ventilador, batedeira, ferro de passar e chapinha de cabelo; brechó, leilão e apresentações artísticas, além de lanches diversos.
Maria Soledade Mercês de Santana (E) e Virginia Batista da Silveira
A agente comunitária de saúde, Virginia Batista da Silveira, expôs a atual situação do arquivo “ Péssimo! O arquivo está todo desorganizado, por conta da falta de material que a gente não está tendo, a gente vem pedindo , mas ainda não conseguiu. Então a gente tomou essa atitude de fazer o festival e a comunidade está ajudando, porque sabe que vai facilitar o nosso serviço e em toda a organização da USF”   disse Virginia.
Para a agente comunitária de saúde, Maria Soledade Mercês de Santana esse evento vai possibilitar adquirir recursos que vão facilitar o trabalho de todos. “Eu acho que vai ser importante, porque a gente vai organizar nosso trabalho e vai ajudar também na organização do atendimento, pra andar mais rápido, ajudar as meninas a pegar as fichas e no atendimento do médico”. E, além disso, segundo ela  “a gente não pode ficar de braços cruzados na comunidade, se tem um beneficio uma Unidade de Saúde, tem que trabalhar junto pra adquirir mais benefícios”. Completou.
De acordo o médico brasileiro, Severiano Neto, que atua na comunidade pelo programa  “Mais Médicos” há um ano, a comunidade só tem a ganhar com a organização do arquivo. “Na estratégia de saúde da família a gente trabalha muito com a questão dos agravos em saúde em relação a comunidade e a família. O que está levando ao adoecimento daquela comunidade? Não é só o atendimento individualizado. Com o arquivo de prontuários bem organizado e estruturado, a gente vai ter a capacidade de fazer levantamento de dados, fazer trabalhos relacionados a prevalência e incidência de principais agravos de saúde na comunidade e assim poder fazer um planejamento e uma gestão melhor dos recursos ou direcionar as ações de saúde para resolução desses problemas. Eu espero que com isso a gente também tenha uma melhora na questão do fluxo, desde a chegada do paciente  na unidade; que a recepcionista tenha mais agilidade pra pegar o prontuário na hora que o paciente chegar.”
O festival vai acontecer na tarde do dia 30 de julho em frente à Unidade de Saúde da Família Miguel Cavalcante na comunidade do Cajueiro em Tucano Bahia. Quem desejar contribuir com a causa poderá comprar uma rifa ou uma cartela de bingo no valor de R$ 2,00 cada ou doar roupas e assessórios usados pra o bazar (brechó), além de marcar presença no evento.
 “Quando a gente ouve e ouve com atenção, a gente encontra a solução”, falou Dr. Severiano Neto a equipe do CN. Segundo Neto, as expectativas para o evento são as melhores. “Vamos aproveitar o espaço também, pra falar sobre o que é a atenção primária  a saúde, o que é a unidade básica de saúde, a importância e o papel dela em uma comunidade, e o vinculo, a estratégia de saúde da família que é uma proposta que está na lista numero um da agenda do Ministério da saúde, vamos usar o Festival para evidenciar esse projeto tão fantástico que é a estratégia de saúde da família” . Concluiu.
Depoimentos
Professora Marli
Moradora da comunidade do Cajueiro, professora Marli da Silva Santos Miranda. “Eu, como moradora da comunidade, sou beneficiária da unidade de saúde. A gente observa que o posto está precisando de vários materiais. Nós já temos bons profissionais de saúde, mas o posto precisa de materiais para eles usarem e realizarem os atendimentos para os usuários. Eu acho uma iniciativa muito boa e acredito que a comunidade irá sim ajudar e irá mostrar que não precisamos ir sempre atrás do poder público. A comunidade vai mostrar que pode sim comprar esses matérias, todos juntos”
José Ricardo