Coité – Vereador Nego Jai saúda Ernandes como futuro presidente e garante que ele será prefeito interino

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Conceição do Coité na noite de segunda-feira, 20, não poderia ter outro assunto em destaque que não fosse a eleição para nova mesa diretora que seria na última sexta-feira, mas que acabou suspensa quando o vereador Betão do PT decidiu se abster do voto e o presidente Danilo Ramos também do Partido dos Trabalhadores e presidente a reeleição disse que o estatuto diz que o vereador tem que votar. Betão disse que o regimento da casa afirma que ele não tem obrigação, e, diante desta situação o presidente pediu a suspensão da eleição até que o jurídico dê um parecer sobre o caso.
Ernandes, atual vice, ganhou o apoio da oposição e se inscreveu para enfrentar ‘um aliado’
O fato que chamou a atenção foi a inscrição do nome do vereador Ernandes Lopes (PSD) para concorrer com Danilo Ramos, a possibilidade de inscrição de Ernandes de Tó chamou a atenção do presidente do Partido no Município Alex Lopes, deputado Alex da Piatã que enviou um oficio para os três vereadores do partido optarem pelo voto a Danilo e que o partido que é aliado do PT não deveria se confrontar na eleição da Câmara.
Mas não foi o que aconteceu, Ernandes ‘desobedeceu’ o partido e se inscreveu vendo grande possibilidade de vitória, já que todos os vereadores da oposição prometeram votar maciçamente nele e se recebesse o voto de Iêdo Cirino, também do PSD, somando ao de todos opositores a vitória seria garantida.
Na sessão de ontem o vereador Nego Jai líder da oposição na Casa ao usar a tribuna começou saudando a todos em nome de Ernandes de Tó, futuro presidente da Câmara.Ele inciou fazendo criticas da forma como foi suspensa a eleição, afirmando que “no dia 19 de agosto de 2018 essa casa foi cenário de um teatro, um roteiro meio escandaloso, para suspender uma sessão especial (…), um teatro de artistas amadores, praticam a mesma irregularidade de não querer aceitar o direito do estado democrático de uma inscrição para a mesa diretora da Câmara”.
Nego Jai passou a ser o principal articulador na candidatura do vereador Ernandes, seu opositor na casa, e foi além, durante seu discurso que já tinha sido aberto com saudação como futuro presidente, falou também que Ernandes “vai ser o prefeito de Coité, porque já está cassado e será afastado”.
O que Jai colocou na tribuna é mais ou menos o que muitos especulam nas ruas e nas redes sociais, uma postura ambiciosa do vereador, pensando muito além de uma conquista para Câmara.
O PSD tão logo percebeu a intenção de Ernandes de candidatura a presidência, através do Conselho de Ética do partido estava estudando a possibilidade de expulsá-lo e até requerer o mandado.
Ernandes em entrevista ao Blog tá na rua disse “Eu não sou medroso e nem covarde. Não vou recuar, continuo com a minha candidatura.”