Fogo Simbólico da Pátria e aceso em Queimadas

Na noite desta sexta -feira (31) a população queimadense esteve mais uma vez reunida na Praça Everaldo Procópio (Praça da Bandeira), para recepcionar a chegada da 49ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. Desde as 16 horas já a população e estudantes aguardavam a chegada da tocha .
Por volta das17h50minutos , os atletas de Nordestina conduziram a tocha até o município de Queimadas percorrendo cerca de 42 quilômetros sendo recebidos na chegada no Bairro da Ponte Nova, pela equipe organizadora local e recepcionados calorosamente em sua passagem pelas ruas com muita festa e aplausos.
O Cerimonial de Recepção ao Fogo foi realizado na Praça Everaldo Procópio ( Praça da Bandeira), contando com as presenças da Fanfarra Recreio Clube de Queimadas, Fanfarra do Colégio Estadual Santo Antônio das Queimadas,o cantor Josiel Batista, secretários municipais e demais autoridades civis e militares.
Em seguida foi realizada a passagem da chama do Fogo Simbólico, o prefeito de Nordestina Erivaldo de Carvalho, passou a tocha para as mãos do prefeito André Andrade que então realizou o ato de acendimento da pira local na Praça da Bandeira, onde a chama ficará acesa até o feriado de 07 de setembro, Dia da Independência do Brasil.Em seguida a execução do hino de Queimadas com o cantor Josiel Batista, e hino Brasileiro com a filarmônica e hasteamento das Bandeiras.
O prefeito André Andrade falou da "simbologia da pátria pois uma independência que não só depende de nós e sim dos jovens que aqui estão"
Em entrevista a Zebim News o Secretario de Educação, professor Rogério Reis,agradeceu aos atletas queimadenses e os demais envolvidos neste importante evento, símbolo da independência, o fogo representa a união dos povos para a conquista da libertação do estado e consequentemente do Brasil.
Na manhã deste sábado (01), os atletas queimadenses irão conduzir a tocha até o município de Santaluz que fica distante (40 km).
Corrida do fogo simbólico:
Tudo começou em 1969, quando os percursores e Idealizadores: Cleon Gonçalves, Tenente Brito, Jecy Pinho, Manoel Paes (ex-delegado de Serrinha), Álvaro Ferreira, Carlos de Freitas (ex-prefeito de Serrinha) realizaram a proeza de trazer a Tocha Olímpica da cidade de Olindina à Serrinha; E desse dia em diante, o Fogo Simbólico se expandiu e através do árduo trabalho do professor Luiz Milton Conceição e toda uma equipe que ao longo desses 49 anos vem renovando as forças a cada edição para manter a chama acesa e fortalecer a difusão do civismo no Brasil.
Cada município seleciona seus atletas, que seguem em um carro e são distribuídos ao longo do percurso, se revezando na condução da pira, mantendo uma distância segura. A corrida é encerrada no município vizinho, onde a tocha é entregue à comissão local. O percurso é finalizado na cidade de Serrinha, onde a pira é mantida acesa no Coreto situado na Praça Luiz Nogueira, até o dia 7 de setembro