Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Alunos do Curso de Formação de Soldados da PM doam sangue às vítimas de acidente na BR-116

Alunos do Curso de Formação de Soldados da PM doam sangue às vítimas de acidente na BR-116. Trinta e sete alunos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar se mobilizaram em gesto de solidariedade doando sangue, na manhã de segunda-feira (26), às vítimas do acidente com alunos da FANEOB de Euclides da Cunha.

Eles atenderam a convocação da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) em Feira de Santana e o apelo de familiares das vitimas do acidente de Santa Bárbbara.

O “Ônibus da Solidariedade” conduziu 37 alunos a soldado, até o Núcleo Regional de Saúde ao lado do Hospital Geral Clériston de Andrade, local em que se encontrava estacionado o ônibus do Hemoba, para receber as doações.
Nas redes sociais, a comunidade agradeceu as voluntários e o coronel PM Josenilton Silva, comandante do Primeiro Batalhão de Capacitação e Ensino, pelo gesto.  
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) em Feira de Santana está convocando a população para doar sangue. Segundo a coordenadora do Hemoba Feira de Santana, Nilza Azevedo, as vítimas do acidente na BR-116 envolvendo um ônibus escolar com a Fanfarra de Euclides da Cunha e uma carreta foram atendidas pelo estoque, uma vez que havia hemocomponentes suficientes para atendê-las, no entanto, o estoque baixou e é preciso repor.
"Esclareço a população que em relação ao grave acidente que aconteceu nas proximidades da cidade de Santana Bárbara, que as vítimas que precisaram de sangue foram atendidas, tínhamos estoque suficiente para tal, mas hoje estamos com estoque crítico, já houve a necessidade de pegarmos hemocomponetes no Hemocentro em Salvador, e estamos fazendo esse apelo ao cidadão feirense para que ele possa se propor a usar um momento de seu dia para ir ao Hemoba Feira. Precisamos ter um estoque estratégico para ajudar principalmente nestes momentos de grandes necessidades como foi o caso deste acidente. Que você venha, estaremos de braços abertos e vamos acolher cada um de vocês", ressaltou a coordenadora.
Onde doar
Em Feira de Santana, a captação de doadores de sangue e cadastro de medula óssea acontece em um ônibus do Hemoba, o Hemóvel, no estacionamento do Núcleo Regional de Saúde (NRS), vizinho ao Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) desta segunda (26) a sexta-feira (30), das 8h às 17h.
Quem pode doar
Conforme o Hemoba, para doar sangue, os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal e as pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos.
O voluntário deve portar documento oficial com foto, deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.
Alunos do Curso de Formação de Soldados da PM doaram sangue 
Foto: CPRL
Trinta e sete alunos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar se mobilizaram em gesto de solidariedade doando sangue, na manhã de ontem (26), no Hemóvel.  
Serviço
Doação de sangue em Feira de Santana

Onde: Estacionamento do Núcleo Regional de Saúde, ao lado do HGCA.
Funcionamento: 8h às 17h – com intervalado de uma hora para almoço