Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Prefeito de Queimadas André Luiz Andrade é o novo presidente do CONSISAL

Depois de quatro tentativas, sendo a primeira em Tucano no dia 18 de dezembro do ano passado, quando o número de prefeitos não foi suficiente para realizar o pleito, foi deliberada a realização de outra eleição no dia 08 de janeiro, coincidindo com a eleição da UPB, em Salvador, tendo empatado em primeiro turno e em seguida um novo pleito, voltando a empatar. Como não havia regra pré estabelecida no estatuto para decisão, neste caso, os prefeitos de Lamarão, Dival Medeiros Pinheiro (PT), mais conhecido com Dival de Memel (PT) e André Andrade (PT), prefeito de Queimadas, que encabeçavam as chapas, decidiram realizar uma nova eleição, porém com uma discussão antecipada para normas do novo pleito. Dezoito prefeitos e dois representes, (a prefeita de Santaluz, Quitéria Carneiro Araujo (PSD) e o prefeito de Cansanção Paulo Henrique Passos (PR), foram representados) se reuniram na sede da entidade em Serrinha e aprovaram com critério de idade para um possível desempate. Mesmo sem o registro das chapas, o prefeito de Conceição do Coité, Francisco de Assis (PT), baseado no trabalho político realizado por Dival de Memel e André Andrade, sugeriu, caso voltasse a empatar, que o critério de desempate seria o sorteio, tese que defendeu também em Salvador. mas obteve apenas 05 votos. 
Registrada as candidaturas, a chapa 01 ficou com a seguinte formação:  Dival de Memel (presidente), prefeito de Tucano, Luiz Sérgio Soares (PSD), vice-presidente, Alivanaldo Martins dos Santos “Vonte” (PSC), prefeito de Retirolândia, vice-presidente institucional e Wellington Cavalcante de Góis ” Nininho” (PR), prefeito de Quijingue, secretário.
Chapa 02:  André Andrade (PT), presidente, Cecilia Petrina de Carvalho (PCdoB) prefeita de Itiúba, vice-presidente, Everton Pereira Cerqueira (DEM), prefeito de Candeal, vice-presidente institucional e Adriano Lima (DEM), prefeito de Serrinha, secretário.
Assim como nas duas últimas disputas, deu empate em dez a dez votos. No pleito anterior de 8 de janeiro que terminou em 9 a 9 no primeiro e segundo turno não votaram os prefeitos de Nordestina, Erivaldo e Everton Cerqueira, na eleição de hoje ambos compareceram e deu a lógica. Erivaldo já havia anunciado publicamente o voto em Dival e Everton foi inscrito na chapa de oposição. O novo empate fez valer  o critério pré-estabelecido o mais velho assumir a presidência e André Andrade com 59 foi eleito. Dival de Memel tem 41.
O prefeito André Andrade disse que não sabe por onde começar, e ao falar para o Calila News, disse que o momento é de agradecer aos dez prefeitos que votaram com ele e destacou a generosidade como foi recebido por todos quando esteve nas cidades falando do seu projeto para conduzir o CONSISAL e falou da formação da chapa com prefeitos do DEM, MDB e PCdoB – Ouça
Tocador de áudio
André atento à votação do critério do desempate, antes da eleição.  Foto: Teones Araújo
O prefeito Dival de Memel também falou ao Calila News e fez uma avaliação do período que esteve à frente do CONSISAL, e na sua opinião um instrumento importante para região. Ouça
Tocador de áudio
Dival de Memel inscrevendo sua chapa. Foto: Teones Araújo