Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

MUSICART, ESCOLA DE MUSICA EM TUCANO

A música é com certeza a grande arte das musas, e em Tucano vários artistas tem se revelado através dela, um exemplo claro e notório é a professora "Walmira Tibiriçá" da Escola de Música MUSIC ART".
Não se deixar de reconhecer que meninos, meninas, crianças, jovens e adultos não se encante pela musica e sua pratica vocal ou instrumental. Assim os alunos de Flauta e de Canto vem semanalmente, também como os demais instrumentistas que tem nesta escola (MUSICART de Tucano) que é totalmente profissionalizante e uma oportunidade de aprendizado.
A professora, "Wal", como é conhecida por seus alunos, tem se esforçado ao longo desta década, de permanecer com o objetivo da preservação através da Música, da cultura e o contexto social.  
Tucano, talvez, pouco saiba, a região tão pouco pode imaginar que a talentosa professora transforma vidas através da musica, que faz sonhar e se realizar. A escola sempre foi referencia na cidade e já contribui muito para o desenvolvimento sócio cultural deste povo talentoso de Tucano.
Os poderes públicos nas esferas municipais, estaduais e nacionais, precisa estar atento a um trabalho impar como este, pois a escola é talvez a unica com este porte, estrutura, profissionalismo e história que transforma indivíduos atualmente se capacitando.
A Escola MUSICART, é um empreendimento pessoal, fundada em 2010, há 9 anos vem contribuindo em muito para o social da cidade, mesmo não obtendo nenhum apoio ou financiamento publico ou privado, más deveria ter, afinal o resultado da escola é visível, notório e reconhecido pela população.
Faça parte você também desta família musical, a escola funciona na rua Dr. Jaime Muniz, no primeiro andar da Gráfica Tibiriçá, próximo a loja Art Lar Mimares. O contato da professora Walmira é 75 9 9284-9350.
Veja os vídeos das aulas de música



A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchnea arte das musas)[1] é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos, seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.[2]
É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.
A criação, a performance, o significado e até mesmo a definição de música variam de acordo com a cultura e o contexto social. A música vai desde composições fortemente organizadas (e a sua recriação na performance), música improvisada até formas aleatórias. Pode ser dividida em gêneros e subgêneros, contudo as linhas divisórias e as relações entre géneros musicais são muitas vezes sutis, algumas vezes abertas à interpretação individual e ocasionalmente controversas. Dentro das "artes", a música pode ser classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espetáculo.
Para indivíduos de muitas culturas, a música está extremamente ligada à sua vida. A música expandiu-se ao longo dos anos, e atualmente se encontra em diversas utilidades não só como arte, mas também como a militareducacional ou terapêutica (musicoterapia). Além disso, tem presença central em diversas atividades coletivas, como os rituais religiosos,[3] festas e funerais.
Há evidências de que a música é conhecida e praticada desde a pré-história. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha despertado no homem, através do sentido auditivo, a necessidade ou vontade de uma atividade que se baseasse na organização de sons. Embora nenhum critério científico permita estabelecer seu desenvolvimento de forma precisa, a história da música confunde-se, com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humana.[4]