ESCOLAS DE CALDAS DO JORRO VISITAM A ALDEIA MIRANDELA EM BANZAÊ

A Véspera do dia nacional do Índio, as escolas Madre Paulina e Babylandia de Caldas do Jorro, visitaram na manhã desta quinta feira, dia 17 de abril de 2019 a Aldeia  Indígena KIRIRI de MIRANDELA, onde o objetivo de dar aos alunos que se dispuseram a ter uma aula prática sobre a vida da tribo Kiriri de Banzaê.

A iniciativa das escola comunga com o ideologia kiriri de levar externamente a cultura dos índios as escolas publicas e particulares, combinando com uma pedagogia que deve vivenciar a própria vida dos indígenas da Aldeia Kiriri, Mirandela de Banzaê na Bahia, com a realidade e atualidade.

Os indigenas palestraram, realizaram vivencias, cantaram o toré e fizeram uma mostra e venda de artesanatos, dando na prática aula de vivencia kiriris, com seus costumes, cultura, religiosidade e família, oportunizando os alunos a comemorar o dia índio, 19 de abril, de forma visível, presencial e real, dentro da tribo com o índios.

Veja os Vídeos do dia de hoje e as matérias anteriores.  








I EDIÇÃO DOS JOGOS INDIGENAS KIRIRI DE MIRANDELA E CAMPEONATO DE FUTEBOL INDIGENA

A I Edição dos JOGOS INDIGENAS KIRIRI DE MIRANDELA é uma iniciativa própria dos indígenas da Aldeia Kiriri, Mirandela de Banzaê na Bahia. o esporte indigena é uma prática de centenas de anos e que os kiriris preservam, pratica e relembram nesta semana que é a semana do dia indio, comemorado a 19 de abril.   

Na primeira edição, arco,flecha, corridas, futebol e diversas etapas esportivas da prática indigena é praticada na Aldeia Mirandela em Banzaê.
A competição conta com a participação de indios, mulheres, homens entre ele Crianças, Adolescentes, Jovens e Adultos.
Os presentes e participantes deste evento participam com entusiamo, pois os mesmos sabe da importância da preservação da cultura, do esporte, da religiosidade, dos costumes e da família indígena kiriri na nossa região.

II Campeonato Municipal de Futebol Indígena é iniciado com dois jogos, em Banzaê-BA. O II Campeonato Municipal de Futebol Indígena teve início neste domingo com dois bons jogos na Aldeia Tuxá que estreou seu novo campo esportivo, em Banzaê-BA.

Na primeira partida a Aldeia Marrocos venceu por 5 a 0 a Aldeia Canta Galo e na segunda partida a equipe da casa empatou em 1 a 1 com a Aldeia Segredo. Além das quatro equipes que entraram em campo neste final de semana, mais oito participam da segunda edição e todas elas receberam uniforme completo, bem como, cada comunidade recebeu bolas e conjunto de Rede fio 4 para os respectivos campos.