Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Prefeito Jai de Barrocas acompanha a tão sonhada reforma e ampliação do Cemitério Municipal


Após anos de reivindicações dos moradores de Barrocas, o Prefeito municipal, Jai, está cumprindo com o prometido, a reforma e ampliação do Cemitério Municipal.
O assunto foi noticiado na imprensa a anos, más o abandono do passado até que enfim teve solução na nova administração do município onde o Prefeito Jai e o Vice Dida, prometeram e estão com a tão sonhada reforma do cemitério, onde no passado nos arredores do Cemitério só se via lixo e mato, o que hoje se vê é uma grande reforma com ampliação que em breve será reinaugurado.

"Orgulho de ver a nossa cidade cada vez melhor, olhem só como está bem adiantada a reforma e ampliação do Cemitério Municipal...Vamos com Deus!!"
"Hoje eu trago uma boa notícia para vocês que sempre me perguntam sobre a reforma do cemitério. Iniciamos nesta manhã a tão sonhada obra Por todos filhos dessa terra, que vai ganhar iluminação de LED, reforma dos muros, construção da capela com ar condicionado, banheiros e ampliação do espaço. Vamos com Deus!!" - Disse o Prefeito Jai.

SEXTA-FEIRA, 23 DE MAIO DE 2014

Cemitério Municipal de Barrocas segue em más condições.


Voltamos ao cemitério São João Batista, Município de Barrocas para novamente verificar a situação. 

O assunto foi noticiado no Blog @ Nossa com o título “Cemitério Municipal de Barrocas a anos necessita de uma reforma” no dia 01 de novembro véspera do dia dos finados. Outro texto enviado para nossa redação intitulado “O clamor que posso fazer nesse dia” – Escrito pelo Pastor Galvão, também tratou do abandono do cemitério e foi postado no dia 02 de novembro dia dos finados. 

Na visita realizada no dia 22 de maio, passados mais de 6 meses encontramos os mesmos problemas, além do muro ser baixo está com sérios riscos de desabar, a antiga capelinha precisa ser reformada e ampliada, a passarela às vezes fica pequena pela quantidade de pessoas, a capacidade está cada vez menor, necessitando da ampliação. Nos arredores do Cemitério vemos áreas abertas aptas para receber novos túmulos, a parte lateral abrange um espaço adequado para o aumento da área. Nos fundos há lixo e mato, o que era pra ser mais uma rua está se tornando um lixão de tanto resíduos acumulados. 


O cemitério pertencia e era administrado pela Igreja Católica há muito tempo, porém nos dias atuais é de responsabilidade do município, conforme ficou decidido em uma reunião entre o ainda prefeito José Edilson e diversa denominações religiosas. Desde então não houve nenhum tipo de atenção e o Cemitério continua ‘abandonado’. 


SEXTA-FEIRA, 1 DE NOVEMBRO DE 2013

Cemitério Municipal de Barrocas a anos necessita de uma reforma.


Assim como outras datas são importantes para nossas vidas, o dia 02 de novembro, mais conhecido como dia de finados, também tem sua relevância, pois foi criado em homenagem às pessoas falecidas.

As missas em memória às pessoas falecidas tiveram sua origem no século IV, mas foi no século seguinte que a igreja passou a consagrar um dia para essa celebração.

Na véspera do dia de Finados, o Cemitério Municipal de Barrocas está sem condições estruturais necessárias para receber os munícipes e visitantes na data que famílias visitam os túmulos para rezar, acendem velas, levam flores e cuidam da carneira dos seus entes queridos. A data é celebrada pela Igreja Católica neste dia 2 de novembro dia do ano reservado para rezar por todos os mortos.


Ao adentrar no cemitério nesta sexta-feira vimos a capelinha, fachadas, paredes, crucifixo, passarelas e muros em estado crítico de conservação, falta serviço de capina, limpeza, sinalização dos corredores dos túmulos, resto de material de construção jogados, são esse detalhes que desfavorecem a imagem do cemitério, tanto na parte estrutural porque o município cresceu e o tamanho continua o mesmo, como na de manutenção.

A limpeza entre um túmulo e outro, a falta de comodidade para quem visita, dentre outras constatações. O Cemitério pertencia a Igreja Católica há muito tempo, porém atualmente é de responsabilidade do município. Atualmente vice-prefeito, ainda como vereador Joilton Avelino o Tita, fez 8 indicações relacionadas ao cemitério, onde a primeira foi para o município tomar posse, buscava-se ainda a melhoria, ampliação e a reforma porém apesar de o município ter assumido a administração, nenhuma ação na estrutura ocorreu.


Por telefone Joilton (Tita) lamentou a situação, mas disse que acredita que o Prefeito Municipal irá tomar providências assim que as dificuldades que o município enfrenta sejam superadas; “foi uma luta minha nos meus mandatos de vereador, e vou continuar buscando a reforma e ampliação do Cemitério Municipal, porém estou ciente das dificuldades enfrentadas pelos Prefeitos e não é diferente aqui em Barrocas, assim acredito que no ano que vem poderemos enfim melhorar a estrutura do Cemitério” disse Tita.