Filme sobre sanfoneiro de Feira de Santana é selecionado para festival internacional

Filme sobre sanfoneiro de Feira de Santana é selecionado para festival internacional. O filme “Bié dos 8 Baixos” que conta a história do sanfoneiro feirense Francisco da Silva Sena (Bié), de 75 anos, e do samba que ele comandava no Centro de Abastecimento de Feira de Santana, será exibido em um dos mais importantes festivais de documentário musical do mundo.

Entre os dias 12 e 23 de junho, em diversas salas de cinema de São Paulo, será realizado o 11º Festival Internacional do Documentário Musical In-Edit e o documentário dirigido por Eduarda Gama e Uyatã Rayra está entre os selecionados.
O filme sobre Bié será exibido nos dias 16 (Spcine Lima Barreto – 18 horas) e 21 (Cine Matilha – 16 horas) e em streaming no Spcine Play a partir do dia 13. A programação completa do festival In-Edit pode ser conferida no endereço eletrônico: http://br.in-edit.org
O Festival nasceu em Barcelona em 2003 e hoje é realizado em diversos países como Espanha, Chile, Grécia, Peru e Colômbia. No Brasil, o evento acontece desde 2009.
Segundo Uyatã, o samba de roda de Bié sempre foi muito peculiar, por ser realizado com a sanfona de oito baixos e ter a utilização da zabumba, no lugar do surdo, algo incomum e extraordinário. Ele ainda enaltece o significado da manifestação popular a partir da presença das pessoas da zona rural e dos feirantes.
Em abril o documentário sobre Bié dos oito baixos foi exibido na África do Sul e em Moçambique durante o projeto Circulação da Música Afrobaiana.

Ficha Técnica “Bié dos 8 Baixos”
Fotografia: Augusto Bortolini, Daniel Sales e Ícaro de Oliveira
Som Direto: Brenus Tsokas
Edição de Som: Pedro Patrocínio
Cor: Augusto Bortolini
Montagem: Augusto Bortolini e Eduarda Gama
Edição: Augusto Bortolini
Produção Executiva: Uyatã Rayra
Direção: Eduarda Gama e Uyatã Rayra
Apoio: Jânio Rego