HOSPITAL DE ARACI COM 136 INCONFORMIDADES DE ACORDO VISTORIA DO SUS


Situação encontrada no dia 22 de maio de 2019 pela equipe da Vigilância Sanitária do Núcleo Regional de Saúde – Centro-Leste, sede, e ainda uma técnica da vigilância sanitária da Regional de Serrinha- Ba que apurou as demandas da OUVIDORIA DO SUS, referente a denúncias em que o Hospital Municipal de Araci está há 07 anos sem alvará de licença sanitária.
Foram encontradas diversas não conformidades no hospital, que comprometem não só os profissionais de saúde, como também a população. Veja abaixo a lista das irregularidades encontradas.
Situação encontrada no dia 22 de maio de 2019:
Caracterização do estabelecimento unidade hospitalar de caráter público conveniado ao sus para clínica médica, cirúrgica, ortopedia, pediatria, obstetrícia, ambulatório e internamento nas especialidades citadas, com estrutura horizontal, funcionando numa área em anexo lavanderia e cme. Possui 47 leitos ativos, sendo 05 leitos de observação e 03 poltronas, 01 leito de emergência, 07 leitos pediatria, 06 leitos masculinos de clínica médica e 06 leitos femininos de clínica médica e 07 leitos para cirúrgica indiferenciados em relação ao sexo, 08 leitos de obstetrícia, 05 leitos de pré-parto e 03 leitos de isolamento. dispõe de 01 sala cirúrgica e uma sala de parto. possui serviço de radiodiagnóstico médico (equipamento modelo mk 500tf; série 9550400; reg. ms 10377900004; ma 500 kv 125). Realiza em média 300 exames de raiox/mês terceiriza os seguintes serviços: manutenção de alguns equipamentos, higienização, laboratório e ultrassonografia. Os laudos dos eletrocardiogramas são emitidos mediante o serviço de telemedicina. Não possui fonte alternativa de energia elétrica, ativa. Foi visualizada a presença de um gerador, porém, segundo informações do diretor administrativo, o mesmo ainda não foi colocado em funcionamento. A água é fornecida pela embasa, possuindo três reservatórios de água, um subterrâneo e dois elevados. o hospital realiza uma média de 78 internamentos /mês; realiza 31 partos naturais e 08 cesarianas. Realiza cerca de 500 exames de raio x/mês. a unidade dispõe de 41 colaboradores destes são 15 enfermeiros assistenciais, 01 nutricionista, 02 farmacêuticos e 05 técnicos de farmácia, 04 enfermeiros distribuídos pelas coordenações (viep, ccih, cirúrgica e do serviço); afirma ter dois médicos e 02 enfermeiras na assistência de plantão por 24 horas. 


Após nova vistoria da unidade, para a apuração da referida denúncia, verificamos que várias não conformidades, apontadas em relatórios de inspeção anteriores, ainda persistem, bem como outras novas inconformidades foram identificadas, conforme relacionadas adiante, fato que justifica a impossibilidade da emissão do alvará sanitário, no momento. podendo, esta ser realizada após adequação dos itens pontuados neste relatório. 

Abaixo itens apontados:

* NÃO APRESENTOU A VISA/NRS- CENTRO LESTE/SERRINHA CÓPIA DOS SEGUINTES DOCUMENTOS:

* RELAÇÃO DOS SERVIÇOS TERCEIRIZADOS COM APRESENTAÇÃO DAS CÓPIAS DOS CONTRATOS TERCEIRIZADOS E SEUS ALVARÁS SANITÁRIOS;

* CERTIDÃO/CERTIFICADO DE REGULARIDADE DE PESSOA JURÍDICA JUNTO AO CONSELHO DE CLASSE ATUALIZADA;

* PLANO DE CONTINGÊNCIA CONTRA INCÊNDIO;

* MANUAIS E PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO DOS DIVERSOS SETORES;
* CRONOGRAMA E REGISTRO DE LIMPEZA DO RESERVATÓRIO DE ÁGUA;

* CERTIDÃO/CERTIFICADO DE REGULARIDADE DOS RTS, JUNTO AO CONSELHO DE CLASSE, ATUALIZADA;

* RELAÇÃO DE SERVIÇOS E/OU SETORES E SEUS PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS POR TIPO DE ATIVIDADE INDICANDO ESPECIALIDADES E CARGOS;

* PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE, ATUALIZADO;
* PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO E DE SAÚDE OCUPACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS;

* PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (PPRA);
* ASSINATURA DE TERMO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA DOS RTS NA VISA;
* CRONOGRAMA E REGISTRO DE MANUTENÇÃO DOS TODOS OS EQUIPAMENTOS/APARELHOS;


* CRONOGRAMA E REGISTRO DE TREINAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS;

* LEVANTAMENTO RADIOMÉTRICO DA SALA DE RAIO-X;

* TESTE DE CONFORMIDADE DO EQUIPAMENTO DE RAIO-X;

* OS TRÊS ÚLTIMOS LAUDOS DE DOSIMETRIA DOS FUNCIONÁRIOS DO SERVIÇO DE RADIODIAGNÓSTICO;

* CERTIFICADO DE DEDETIZAÇÃO, ATUALIZADO;

* CNES, ATUALIZADO;
* PORTARIA DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR, ATUALIZADA;

* PLANO DE GERENCIAMENTO DE TECNOLOGIAS. GERAL

* ALGUNS AMBIENTES COM SINAIS DE INFILTRAÇÃO E PINTURAS DESCASCADAS (NUTRIÇÃO, CME);

* ALGUNS MOBILIÁRIOS E MATERIAIS OXIDADOS;

* ALGUNS COLCHÕES RASGADOS;

* PRESENÇA DE ALMOTOLIAS SEM IDENTIFICAÇÃO, SEM TAMPA OU COM PRAZO DE VALIDADE EXPIRADO;

* AUSÊNCIA DE PAPEL TOALHA E DISPENSADOR DE SABÃO EM ALGUNS SANITÁRIOS, ASSIM COMO LIXEIRAS SEM TAMPA E PEDAL E NAS ENFERMARIAS OS DISPENSADORES DE SABÃO E PORTA PAPEL-TOALHA ESTAVA DESABASTECIDOS;

* AUSÊNCIA DE RALOS ESCAMOTEÁVEIS EM DIVERSOS SETORES;

* PIAS COM TORNEIRAS INADEQUADAS, PERMITINDO FECHAMENTO POR ACIONAMENTO MANUAL;

* NÃO HÁ BARRAS DE SEGURANÇA NOS LOCAIS RECOMENDADOS;

* NÃO POSSUI DML ADEQUADO.
* ALGUNS AMBIENTES COM FIAÇÃO EXPOSTA E/OU COM ESPELHOS DA TOMADA DANIFICADOS (LAVANDERIA);

* O NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE NÃO FOI IMPLANTADO;

* AS AÇÕES DO CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR NÃO ESTÃO SENDO REALIZADAS;

* ÁREA EXTERNA SUJA, DESORGANIZADA; COM VÁRIOS MATERIAIS INSERVÍVEIS OU SEM INSTALAÇÃO;

* NÃO REALIZA CHECK-LIST DOS EQUIPAMENTOS DO CENTRO CIRÚRGICO E EMERGÊNCIA;  ALGUNS BALDES DE LIXO SEM IDENTIFICAÇÃO, SEM TAMPA;

* SALA DE INALAÇÃO: DESATIVADA, FUNCIONANDO COMO ÁREA PARA ARMAZENAMENTO DE CARRINHO DE HIGIENIZAÇÃO, RECEPÇÃO /CONSULTÓRIOS/ SALA DE TRIAGEM;

* NÃO POSSUI PIA PARA LAVAGEM DE MÃOS;

* ALMOTOLIAS SEM IDENTIFICAÇÃO E SENDO MANTIDAS ABERTAS;

* EMERGÊNCIA CARRO DE EMERGÊNCIA INCOMPLETO;

* CHECK LIST INCONSISTENTE ENCONTRAMOS PRODUTOS COM PRAZO DE VALIDADE EXPIRADO; CME;

* ESTRUTURA FÍSICA NÃO ATENDE A RDC 50/02, COM FLUXO INADEQUADO;

* NÃO REALIZA TESTE QUÍMICO NEM BIOLÓGICO DA AUTOCLAVE;

* RÓTULOS COM INFORMAÇÕES INCOMPLETAS (VALIDADE, LOTE, ASSINATURA);

* FUNCIONÁRIA ÚNICA PARA AS DUAS ÁREAS SEM UTILIZAR EPI (AVENTAL IMPERMEÁVEL DE MANGA LONGA, LUVAS LONGAS E ÓCULOS);

* AUSÊNCIA DE ARMÁRIOS PARA OBJETOS DE USO PESSOAL;

* PRESENÇA DE OBJETOS ESTRANHOS AO SETOR;

* PRESENÇA DE VENTILADOR;


* AUSÊNCIA DE LIVROS DE REGISTROS;

* JANELAS SEM TELAMENTO, DIMINUIÇÃO DA LUMINOSIDADE COM SACO DE LIXO;


* FUNCIONARIA UTILIZANDO SANEANTES EM DESACORDO COM AS ORIENTAÇÕES DO FABRICANTE; FARMÁCIA;

* ÁREA SUBDIMENSIONADA; LIVROS DA PORTARIA 344/98 INCONSISTENTE (QUANTITATIVO REGISTRADO NÃO CONDIZENTE COM O EXISTENTE NA UNIDADE);

* MATERIAIS ACONDICIONADOS NO CHÃO/ENCOSTADOS DIRETAMENTE NA PAREDE, PRESENÇA DE ESTRADOS DE MADEIRA;

* JANELA ABAIXO DO AR-CONDICIONADO COM PRESENÇA DE MOFO;

* PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO, DESATUALIZADO;

* VÁRIOS PRODUTOS PARA SAÚDE COM PRAZO DE VALIDADE EXPIRADO ( SONDA URETRAL, CATETER DE OXIGÊNIO, TUBO ENDOTRAQUEAL, ROMPEDOR DE MEMBRANA AMINIOTICA);

* ARMÁRIO UTILIZADO PARA GUARDA DE MEDICAÇÕES SUJEITAS A CONTROLE ESPECIAL, ENCONTRA-SE COM VIDRO QUEBRADO;

* PIA COM DEFEITO;

* UTILIZANDO CAIXAS DE DIFÍCIL HIGIENIZAÇÃO (PAPELÃO) PARA ARMAZENAR PRODUTOS; 

* SALA CIRÚRGICO ÁREA SUBDIMENSIONADA E EM DESACORDO COM A LEGISLAÇÃO SANITÁRIA;

* ARMÁRIO UTILIZADO PARA GUARDA DE PERTENCES DE FUNCIONÁRIOS DISPOSTO PRÓXIMO A PIA DA ÁREA DE DEGERMAÇÃO DAS MÃOS;

* NÃO POSSUI CARRINHO DE EMERGÊNCIA;

* CAIXA DE MATERIAL DE EMERGÊNCIA NÃO ESTAVA ORGANIZADA;

* CARRINHO DE ANESTESIA NÃO ESTÁ FUNCIONANDO, ARMAZENANDO MEDICAMENTOS CONTROLADOS SEM LACRE;

* PRESENÇA DE MATERIAIS/MEDICAMENTOS COM DATA DE VALIDADE EXPIRADA ( 05 AMPOLAS DE ÁCIDO TANEXÂMICO-VAL. 04/19; 12 AMPOLAS DE EPINEFRINA-VAL 08/18; SONDA URETRAL);

* SALA DE PARTO E PRÉ PARTO MESA DE PARTO/ESCADINHA OXIDADAS;

* NÃO DISPÕE DE EQUIPAMENTO PARA FOTOTERAPIA;

* PAREDES COM INFILTRAÇÃO;

* MATERIAL DISPONIBILIZADO PARA USO, COM PRAZO DE VALIDADE EXPIRADO ( ROMPEDOR DE MEMBRANA AMINIÓTICA);

* BANHEIRO: AUSÊNCIA DE BARRAS DE PROTEÇÃO;

* ENFERMARIAS DISTANCIA ENTRE LEITOS EM DESACORDO COMA LEGISLAÇÃO SANITÁRIOS;

*  AUSÊNCIA DE PONTO DE OXIGÊNIO (PRESENÇA DO TORPEDO);

* ENFERMARIA CIRÚRGICA SEM BANHEIRO; AUSÊNCIA DE POLTRONAS PARA ACOMPANHANTES;

*  AUSÊNCIA DE ARMÁRIOS PARA PERTENCES DOS PACIENTES;

* AUSÊNCIA DE HAMPER;

* JANELAS SEM TELAS DE PROTEÇÃO CONTRA VETORES;

* COLCHÕES DANIFICADOS PEDIATRIA:

* UTILIZANDO SUPORTE DE SORO COMO VARAL PARA SECAGEM DE ROUPAS INTIMA;

* VASO SANITÁRIO SEM TAMPA;

* URGÊNCIA/EMERGÊNCIA CHECK-LIST DO CARRINHO DE EMERGÊNCIA, INCONSISTENTE ( MATERIAL COM PRAZO DE VALIDADE EXPIRADO) INSULINA ACONDICIONADA EM CAIXA TÉRMICA SEM REGISTRO DO CONTROLE DE TEMPERATURA;

* CONSULTÓRIO MÉDICO FUNCIONANDO DE FORMA IMPROVISADO NESSE SETOR ( ÁREA DE ATENDIMENTO DIVIDIDA POR BIOMBOS);

* UTILIZANDO DIVISÓRIA/CAIXAS DE PAPELÃO PARA SEGREGAR INSUMOS E MEDICAMENTOS;

* PACOTES DE GAZES SEM A DEVIDA IDENTIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ESTERILIZAÇÃO ( DATA DO PROCESSAMENTO, VALIDADE, LOTE E RESPONSÁVEL PELO PROCESSO DE ESTERILIZAÇÃO);

* VÁRIOS PRODUTOS PARA SAÚDE COM PRAZO DE VALIDADE EXPIRADO, SENDO DISPONIBILIZADOS AO USO ( SONDAS URETRAL, CATETER DE OXIGÊNIO);

* APARELHO DE AR CONDICIONADO APRESENTANDO CONDENSAÇÃO INTENSA, PERMITINDO O GOTEJAMENTO DE ÁGUA SOBRE SUPERFÍCIE;

* BANCO QUEBRADO;

* SALA VERMELHA: DISPÕE DE CARRINHO DE EMERGÊNCIA INCOMPLETO, 01 DESFIBRILADOR NOVO E 01 RESPIRADOR EM DESUSO;

* ÁREA AINDA NÃO FOI ATIVADA PARA FUNCIONAR COMO SALA VERMELHA/ESTABILIZAÇÃO; 

* COLCHÃO SUJO; 

* MOBILIÁRIOS OXIDADOS;

* NÃO POSSUI ESCADINHA COM DOIS DEGRAUS NAS ENFERMARIAS;

* POSTO DE ENFERMAGEM DA ENFERMARIA (1) ARMÁRIOS DANIFICADOS E OXIDADOS;

* ÁREA SUBDIMENSIONADA POSTO DE ENFERMAGEM DA ENFERMARIA (2) (PERTO DO CENTRO CIRÚRGICO) PRONTUÁRIOS SEM PREENCHIMENTO ADEQUADO;

* ÁREA SUBDIMENSIONADA; SALA DE ECG SENDO COMPARTILHADA COM O SETOR DE REGULAÇÃO; 

* SALA DE RAIO-X SEM SINALIZAÇÃO ADEQUADA;

* COLETES PLUMBIFEROS ENCONTRAM-SE DANIFICADOS;

* BIOMBO DANIFICADO;

* MESA OXIDADA;

* CÂMARA ESCURA COM ASPECTO HIGIÊNICO INSATISFATÓRIO ( PISO);

* SETOR DE NUTRIÇÃO (ÁREA DE COCÇÃO) ÁREA FÍSICA NÃO ATENDE A RDC 50/ 02;

* TEMPERATURA MUITO ELEVADA NO INTERIOR DA COZINHA; PISO BASTANTE DANIFICADO, COM PRESENÇA DE PAPELÕES;

* EXAUSTOR SEM TELA E COM MUITO RESÍDUO GRUDADO; FREEZER APRESENTANDO FERRUGEM NO INTERIOR;

* ARMÁRIOS PARA UTENSÍLIOS COM PORTAS DANIFICADAS OU SEM PORTAS;

* PRESENÇA DE INSETOS;

* FLUXO TOTALMENTE IRREGULAR;

* NÃO ENCONTRADO BALCÃO TÉRMICO DE DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS;

* NÃO RETIRA AMOSTRA PARA CONTROLE;

* AUSÊNCIA DE DML (BALDES, VASSOURAS E PANO DE CHÃOS ARMAZENADOS NO CANTO DA PAREDE);

* PRESENÇA DE BOLSAS, TIPO MARMITAS, DENTRO DO REFRIGERADOR;

* JANELAS SEM TELAMENTO E COM VIDROS QUEBRADOS;

* NÃO TEM LACTÁRIO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS LÁCTEOS;

* FUNCIONÁRIOS DA NUTRIÇÃO FAZENDO A HIGIENIZAÇÃO;

* PIAS SEM IDENTIFICAÇÃO;

* CAIXAS DE ALIMENTOS DEPOSITADAS DIRETAMENTE NO CHÃO;

* GELADEIRA SEM CONTROLE DE TEMPERATURA E CRONOGRAMA DE HIGIENIZAÇÃO NÃO DISPÕE DE MANUAL DE BOAS PRÁTICAS;

* FUNCIONÁRIOS TRABALHANDO SEM FARDAMENTO;

* NÃO DISPÕE DE REGISTROS DE TREINAMENTO PARA AS FUNCIONÁRIAS;

* NÃO POSSUI COIFA E EXAUSTOR;

* REFEITÓRIO: ÁREA SUBDIMENSIONADA E COM TEMPERATURA ELEVADA;

* LAVANDERIA NÃO POSSUI ÁREA ESPECIFICA PARA RECEBIMENTO DE ROUPA SUJA;

* NÃO POSSUI BALANÇA PARA PESAGEM DA ROUPA SUJA;

* FUNCIONÁRIO NÃO UTILIZA/DISPÕE DE AVENTAL DE MANGA LONGA;

* PRESENÇA DE PRODUTOS ESTRANHOS AO SETOR (BOLSA, SANDÁLIAS, CAIXAS DE PAPELÃO...);

* PRESENÇA DE UM CARRO DE TRANSPORTE DE ALIMENTOS (EM DESUSO) NESTA ÁREA;

* FIAÇÃO EXPOSTA;

* NÃO OFERTA MEIOS PARA HIGIENE DAS MÃOS DO FUNCIONÁRIO TRABALHAR NA ÁREA LIMPA;

* NÃO DISPONIBILIZA NORMAS E ROTINAS PADRONIZADAS DO SETOR;

* AS ROUPAS LIMPAS NÃO SÃO DISTRIBUÍDAS EM CARROS ESPECÍFICOS;

* MACA EM CORREDOR;

* O VESTIÁRIO DE BARREIRA USADO COMO DEPOSITO DE MATERIAL EM DESUSO;

* USO DE VASILHAME PARA MEDIÇÃO DE SANEANTES SEM A GRAMATURA;

* ROUPAS SECANDO NO VARAL;

* NECROTÉRIO SEM IDENTIFICAÇÃO;

* AUSÊNCIA DE SUPORTE E DA CAIXA DE PÉRFURO;

* NÃO OFERECE CONDIÇÕES PARA HIGIENE DAS MÃOS (TORNEIRA, SABÃO E PAPEL TOALHA);

* ABRIGO DE RESÍDUOS EM DESACORDO COM A RDC 50/02 E RDC 222/2018;

* CONTÊINER DE RESÍDUOS SIMPLES FORA DO ABRIGO DE RESÍDUO;

* MEDIDAS ADOTADAS ORIENTAÇÕES SANITÁRIAS FORAM FORNECIDAS DURANTE A INSPEÇÃO;

FOI EMITIDO RELATÓRIO TÉCNICO DE INSPEÇÃO E AUTO DE INFRAÇÃO;

* PARECER CONSIDERANDO QUE A UNIDADE HOSPITALAR APRESENTA NÃO CONFORMIDADES RELACIONADAS À ESTRUTURA FÍSICA, EQUIPAMENTOS, PROCEDIMENTOS TÉCNICOS OPERACIONAIS E DOCUMENTOS OS QUAIS PODEM INTERFERIR NA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA PRESTADA AOS USUÁRIOS DO SERVIÇO, BEM COMO PODE OFERECER RISCO OCUPACIONAL, SUGERIMOS INSTAURAÇÃO DE PROCESSO ADMINISTRATIVO SANITÁRIO E MANTER PROCESSO EM PENDÊNCIA, MONITORANDO-O E SOMENTE LIBERAR O ALVARÁ SANITÁRIO APÓS A ADEQUAÇÃO DE TODOS OS ITENS PONTUADOS NESSE RELATÓRIO DE INSPEÇÃO.
FORAM TOTALIZADAS 136 INCONFORMIDADES.