Alba e Fórum de Entidades Negras reforçam cultura afrodescendente na Bahia

Nelson Leal dará apoio à 18ª Caminhada da Consciência Negra e realizará sessão especial pelos 220 anos da Revolta dos Búzios. A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) abraçou, efetivamente, a defesa dos interesses do movimento negro no Estado. A visita de diretores do Fórum de Entidades Negras ao presidente da Casa, deputado Nelson Leal (PP), na tarde desta quarta-feira (21), selou uma parceria inédita até então entre as partes.

“O Legislativo baiano reconhece a importância do apoio da Casa ao movimento negro. Somos a cidade com a maior população negra fora da África. A Alba se compromete em realizar uma sessão especial, no dia 8 de novembro, para homenagear os mártires da Revolta dos Búzios, que completa 220 anos. Vamos estudar a forma legal para ajudar na caminhada do dia 20 de novembro, que celebra o dia da consciência negra”, assegurou, o chefe da Alba.
Presidente do Legislativo destacou a relevância da parceria, como veículo de valorização da cultura negra. “São duas datas importantíssimas para o movimento e nossa cultura. Precisamos abrir as portas desse poder para o movimento negro. Estou muito feliz com esta visita que engrandece o Parlamento. São pessoas que lutam todos os dias para que nossa cultura seja cada vez mais valorizada. Vou me desdobrar para que os compromissos assumidos sejam todos realizados”, elogiou, Nelson Leal.
Titular da Comissão Especial da Promoção da Igualdade, da Alba, deputado Jacó (PT), também ressaltou o valor do encontro. “Esse momento traz uma simbologia muito grande. Primeira vez que o movimento negro na Bahia tem acesso ao presidente do poder Legislativo. Agradeço a Nelson Leal pela cordialidade e escutar a pauta do movimento negro. Ele se comprometeu em construir o diálogo com as esferas de poder, ver quem pode ajudar e, acima de tudo, promover esta interação. Cada vez que os movimentos sociais se aproximam da Casa do Povo fortalece a luta contra o racismo e as demais bandeiras”, explicou, Jacó.
Representaram o Fórum de Entidades Negras na audiência com Nelson Leal, ocorrida no gabinete da presidência, Jorge Santos, do Bloco Muzenza; Vovô, do Ilê Aiyê; Paulinho, do Grupo Cultural Negões; Bujão, do Movimento Negro Unificado; e Jorge Bafafê, do Grupo Okambi.
O coordenador do Fórum de Entidade Negras, Jorge Santos, elogiou o ineditismo da audiência. “Para nós, do movimento negro, é um momento ímpar, porque é a primeira vez que estamos conversando com o presidente da Assembleia para apoiar um evento que é realizado há 18 anos. Tenho certeza que o presidente Nelson Leal está dando o start para que os demais presidentes da Casa tenham também o discernimento de apoiar a caminhada e as muitas outras atividades do Fórum de Entidades Negras, em particular a de 20 de novembro, que referenda toda a luta do movimento negro”, acredita, o diretor do Muzenza.
CONJURAÇÃO BAIANA
O dia 8 de novembro, quando acontecerá a sessão especial no Legislativo estadual, marca a passagem dos 220 anos da Revolta dos Búzios e a data de enforcamento, no Largo da Piedade, das quatro maiores lideranças do movimento: Lucas Dantas, Manuel Faustino, Luís das Virgens e João de Deus.
Também chamada de Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates – por ter sido basicamente formada por soldados e alfaiates -, a Revolução dos Búzios foi um dos mais importantes movimentos do Brasil, e a primeira revolução social do país: 1798 – 1799. Além da independência do jugo de Portugal, a revolução buscava ainda a liberdade dos escravos, igualdade racial e social.