As 3 vindas de Bolsonaro ao Nordeste em menos de um mês.

3 vinda - O presidente Jair Bolsonaro esteve mais uma vez no nordeste, desta vez nesta quarta-feira (14), o primeiro encontro com um governador do Nordeste após a polêmica causada por declaração sobre governadores da região. Ele foi recebido por Wellington Dias (PT) em Parnaíba, no litoral do Piauí. Bolsonaro desembarcou no aeroporto de Parnaíba por volta de 10h. 

2 vinda - A segunda viagem do presidente ao Nordeste, e a primeira após ele ter chamado os governadores da região de "governadores de paraíba". O presidente Jair Bolsonaro faz nesta terça-feira uma das viagens mais cercadas de tensão de seus sete meses de governo. Bolsonaro foi a Vitória da Conquista, na Bahia, para a inauguração do aeroporto Glauber Rocha. 

1 vinda - Bolsonaro fez sua primeira viagem ao Nordeste. O presidente Jair Bolsonaro viajou (24) paro o Nordeste em sua primeira visita oficial à região. Em Pernambuco, ele se reúne com governadores, entrega casas populares e deve anunciar recursos para projetos de infraestrutura.  


O presidente Jair Bolsonaro terá, nesta quarta-feira (14), o primeiro encontro com um governador do Nordeste após a polêmica causada por declaração sobre governadores da região. Ele será recebido por Wellington Dias (PT) em Parnaíba, no litoral do Piauí. Bolsonaro desembarcou no aeroporto de Parnaíba por volta de 10h. Em seguida, embarcou em um helicóptero para sobrevoar a área do Perímetro Irrigado dos Tabuleiros Litorâneos. Às 11h, o presidente deve participar da Solenidade Cívica alusiva aos 175 anos de emancipação política de Parnaíba, que acontecerá no aeroporto da cidade. Às 12h, ele participará ainda da inauguração da Escola Militar do Sesc, que pertence também ao Senac e à Federação do Comércio (Fecomercio), que chegou a receber letreiro com o nome do presidente – Jair Messias Bolsonaro – e, segundo o presidente do Sesc no Piauí, Valdeci Cavalcante, seguirá um regime militar. A viagem do presidente nesta quarta é a primeira ao Piauí e a terceira ao Nordeste desde que ele tomou posse. Depois do episódio polêmico, Bolsonaro fez duas viagens à Bahia, mas não se encontrou com o governador Rui Costa (PT) em nenhuma delas. A primeira foi à cidade de Vitória da Conquista, no dia 23 de julho, onde declarou “amar o Nordeste”. No dia 5 de agosto, Bolsonaro participou da inauguração da 1ª etapa de uma usina solar flutuante em um reservatório na cidade de Sobradinho, na Bahia.


Após tensão com nordestinos, Bolsonaro inaugura aeroporto na Bahia. É a segunda viagem do presidente ao Nordeste, e a primeira após ele ter chamado os governadores da região de "governadores de paraíba". O presidente Jair Bolsonaro faz nesta terça-feira uma das viagens mais cercadas de tensão de seus sete meses de governo. Bolsonaro vai a Vitória da Conquista, na Bahia, para a inauguração do aeroporto Glauber Rocha. Era para ser um dia de festa, marcando o reencontro do presidente com a região e também uma trégua com o PT, partido do governador Rui Costa. Mas uma declaração vazada do presidente, em café da manhã com jornalistas estrangeiros, na sexta-feira, fez com que o evento ganhasse outros ares. Sem saber que estava sendo gravado, Bolsonaro disse ao ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni que “daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão”. “Paraíba” é um termo pejorativo usado no Rio de Janeiro para se referir a Nordestinos. Foi a senha para o início de um cabo de guerra. Bolsonaro negou ter sido preconceituoso, mas Costa gravou ontem vídeo cancelando sua participação na inauguração do aeroporto construído com recursos estaduais e federais, afirmando que o evento se transformou em uma “convenção político-partidária”. No fim de semana, o governo federal ampliou o número de convidados para mostrar força política na região. Costa criticou o fato de o evento ter sido fechado ao público e de o governo do estado ter direito de indicar apenas 100 dos 600 convidados. “Não posso, no exercício do cargo, ficar fazendo trampolim para debate político, debate ideológico”, disse. Paloma Rocha, uma das filhas de Glauber Rocha, também cancelou participação no evento do aeroporto que homenageia o pai cineasta.


Bolsonaro faz sua primeira viagem ao Nordeste. O presidente Jair Bolsonaro viajou hoje (24) paro o Nordeste em sua primeira visita oficial à região. Em Pernambuco, ele se reúne com governadores, entrega casas populares e deve anunciar recursos para projetos de infraestrutura. Assim que assumiu a Presidência, Bolsonaro estabeleceu um grupo interministerial, comandado pela Casa Civil, para tratar de políticas prioritárias para o Nordeste. Reuniões do Fórum dos Governadores do Nordeste com representantes do governo e o Congresso Nacional também são frequentes em Brasília.  Em preparação à visita, na última quarta-feira (22), Bolsonaro reuniu parlamentares do Nordeste no Palácio do Planalto para ouvir os projetos prioritários de cada estado da região.

A agenda do presidente começa em Recife onde participa da reunião do conselho deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O colegiado fará a apresentação do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste e do projeto de lei que o instituirá, a ser encaminhado ao Congresso Nacional.  Ainda na capital pernambucana, Bolsonaro se reúne com os governadores da região e de Minas Gerais e Espírito Santos, que também fazem parte da Sudene. À tarde, o presidente vai para Petrolina, onde entrega um conjunto habitacional do programa Minha Casa Minha Vida. No fim da tarde, a previsão é que ele deixe o Nordeste e siga para o Rio de Janeiro.

E