"PADRE JOSÉ GUMERCINDO" (in memoria) É O QUARTO HOMENAGEADO COMO 'PERSONALIDADE NOTA 10" DO TS.

O Site e o programa de Rádio que vai ao ar todos os sábados das 8 as 9hs, denominado Jornal Tribuna Sisaleira, sobre o comando do Locutor, Operador e Ancora do programa, Luiz Santana, irá homenagear as "PERSONALIDADE NOTA 10" que inicialmente será realizado uma matéria, seguida de entrevista ao vivo no estúdio ou no espaço de ação do homenageado, "In Memoria" no caso dele já falecido ou em loco no caso do mesmo estar vivo e no final do ano haverá uma surpresa para estes homenageados. Você poderá nos indicar candidatos para este quadro a exemplo do nosso primeiro homenageado foi o Senhor Gonzaga, o segundo Rubens Rocha, o terceiro foi Padre Osvaldo e agora o quarto homenageado é o Padre José Gumercindo.


O Pe. José Gumercindo Santos, nasceu em Itabaiana, Sergipe, em Agosto de 1907. Filho de Maria Rita de Jesus e José Januário. Fundador de uma das maiores congregações, "Joseleitos! até os dias de hoje ele é lembrado e homenageado com saudades e pela gratidão do seu povo, pelo legado que nos deixou. Se vivo completaria 112 anos!

Dizia o Servo de Deus Pe. José Gumercindo Santos:

Nem no céu nem na terra ficarei de braços cruzados a assistir minhas Congregações. Está fazendo quase 28 anos que ele nos deixou fisicamente! Junto a Deus bondade infinita, intercedei por todos nós. Ao nosso inesquecível Fundador o Servo de Deus Pe. José Gumercindo Santos, nossas imorredouras saudades e gratidão pelo legado que nos deixou. Se vivo completaria hoje (Agosto de 2019) 112 anos!
O Servo de Deus o Pe. Gumercindo sempre esteve ao lado dos mais humildes. Alí ele tinha uma palavra para a criança, o jovem o idoso. E todos diziam sentir-se confortados com sua presença.

"QUE BELO É SOFRER PARA VENCER".
Padre Gumercindo, tendo ao seu lado sua genitora dona Ritinha e o primeiro Joseleito Pe. Claumino Carlos Freitas

Dom Antônio Alberto Guimarães Resende foi Bispo de Caetité - Bahia e grande amigo do Pe. Gumercindo. Certa vez escreveu para o Pe. Gumercindo nesses termos: "O Senhor, através dos PADRES JOSELEITOS tem sido um grande benfeitor da Igreja no Brasil, especialmente na nossa querida Bahia."
"Na ordenação deste primeiro Joseleito, derramei lágrimas de consolação copiosas" Servo de Deus Pe. José Gumercindo
"Seja cada um rigoroso consigo mesmo e não com outros"
Servo de Deus Padre Gumercindo
"Um dia, quando vocês sentirem o peso da congregação, haverão de se lembrar do pobre fundador". Servo de Deus Padre Gumercindo
"Pe. Gumercindo, sua obra é verdadeiramente obra de Deus".
Ouvindo isto da boca do meu Bispo Dom José Alves Trindade, as lágrimas de conforto desceram-me dos olhos como bagas.Servo de Deus

Servo de Deus Pe. Gumercindo.
"Também o jovem de ideal tem os seus amores, os melhores amores da terra. Amores, que não fenecem. Ele tem o amor necessário ao Amigo idolatrado, que vive por ele num cantinho obscuro do Tabernáculo. Ele tem uma amiga, estrela do seu viver: a Virgem Santíssima, o encanto da corte celeste. Ele tem o amor, que se desdobra em gratidão àqueles que lhe deram o ser e aos que dele cuidam na vida que leva. Ele tem o amor aos livros, a loucura dos livros, feliz loucura que lhe encherá de prazer os momentos de lazer. Ele tem o amor à sua terra, à gremiação,que o tem por filho: ele tem o amor justo aos amigos de ideal". Pe. Gumercindo.

"Até hoje nós temos sido muito fiéis ao Carisma do Pe. Gumercindo, muito fiéis. Está com o Fundador, é ser fiel ao seu Carisma. Temos feito de tudo para sermos fiéis". Madre Valdelícia.
O Servo de Deus o Pe. Gumercindo sempre esteve ao lado dos mais humildes. Alí ele tinha uma palavra para a criança, o jovem o idoso. E todos diziam sentir-se confortados com sua presença.

Fachada da parte interna do Seminário São José, Casa Mãe dos Joseleitos Tucano - BA.