Pombalense cria projeto que transforma garrafas PET em vassouras ecológicas

Pombalense cria projeto que transforma garrafas PET em vassouras ecológicas. Em um momento no qual o país está atolado em sua mais severa crise econômica, com mais de 12 milhões de desempregados, a opção pelo empreendedorismo tem se tornado cada vez mais uma saída factível para milhões de pessoas que hoje passaram a se enquadrar na condição de trabalhador informal. Em busca de uma renda que supra as suas necessidades básicas ou que propicie uma mudança de nível de vida, brasileiros estão cada vez mais imersos no desafio de empreender e de alcançar sucesso em seu negócio. Nesta multidão de milhões de brasileiros batalhadores, está o artesão pombalense Daniel dos Santos, de 36 anos, com uma ideia que alia empreendedorismo a sustentabilidade.
Há cinco meses atrás, ele trabalhava em um supermercado na cidade de São Paulo, mas hoje, está na sua terra natal, Ribeira do Pombal (BA), está tentando ganhar a vida com o Projeto ‘Recicla Pombal’, em que constrói vassouras a partir da reutilização de garrafas PET, com a ajuda da sua esposa, Sandra Menezes, também de 36 anos, que é filha de Josefa Nildes, a mulher que ensino Daniel a criar as vassouras, quando ele retornou à cidade.
DURABILIDADE MAIOR
Daniel garante que a durabilidade das vassouras ecológicas, como ele as chama, é de ao menos um ano a mais, que das vassouras tradicionais e chama atenção para o valor socioambiental do produto. “Cada garrafa demora, em média, 100 anos para se decompor no meio ambiente e às vezes, estando no lixo, se transformam em criadouros do mosquito da dengue”. Ele, no entanto, tem encontrado dificuldade para desenvolver as vassouras, já que não é todo mundo que se dispõe a ajudar, doando o material. “Por falta de material, o trabalho está sendo rotativo, ou seja, de acordo com o pedido. Se eu tivesse mais garrafas, além de ajudar nos mantimentos, daria pra custear água e luz”, lamenta o artesão.
Um dos objetivos a curto prazo de Daniel é apresentar o seu produto na Cultureira, festival que promove a cultura popular na cidade, no próximo dia 14 de setembro. Ele quer expor duas mil vassouras em seu stand e aproveitar a oportunidade do evento para conscientizar o público, tornar o seu produto mais conhecido e chamar a atenção de empresários.
APOIO DE EMPRESÁRIOS
“Preciso de empresários na cidade que possam patrocinar essa iniciativa. Principalmente da área de supermercados, que onde a demanda dos clientes é maior”, explica Daniel que tem três filhos (dois de um casamento anterior e o mais novo de dois anos da relação com Sandra, que inclusive está grávida, à espera do segundo filho do casal).
Apesar das dificuldades da vida, o artesão diz estar recebendo elogios pela qualidade das vassouras, principalmente pela qualidade do material e destaca que mesmo as sobras das garrafas serão reutilizadas na criação de outras peças artesanais. “Queremos garantir o uso de 100% da garrafa para reciclagem”, afirma.
LOCAL DE DOAÇÃO
Para contribuir com o projeto ‘Recicla Pombal’, você pode fazer a doação das garrafas na Rua Aracaju, n°220, onde as vassouras também podem ser compradas pelo valor de R$ 12,00.