Jornal Tribuna Sisaleira

Jornal Tribuna Sisaleira

COMEÇOU O ESQUENTA BANHO SIM SINHÔ DA CAPOEIRA GUERREIROS DO AXÉ DE TUCANO.

ESQUENTA BANHO SIM SINHÔ 2019 TUCANO - BA, Começou, ontem, 17.10.2019, em Tucano. Evento de Capoeira que nos 22 anos da Associação de Capoeira Guerreiros do Axé (ACAGUA), repete neste ano, 2019, o sucesso da sua primeira edição, 2017. Mestre Guerreiro e seu grupo está preparando este grande evento, que hoje terá em sua programação inicial a participação na missa na igreja matriz, Roda de capoeira posterior. Veja abaixo toda a programação do evento até o domingo.
ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA GUERREIROS 
Programação:
🗓 17/10/2019 (Quinta-feira)
⏰ 19hs:  🤸🏾‍♂ Roda de integração na Praça da matriz
🗓 18/10/2019 (Sexta-feira)
⏰ 18:30hs:  Sarau Cultural dos 22 anos do Grupo Guerreiros do Axé
🗓 19/10/2019 (Sábado)
⏰ 07hs: 🤸🏾‍♂ Roda na feira livre; ⏰ 08hs: café da manhã
⏰ 09hs: 🤸🏾‍♂ oficina de capoeira contemporânea – Mestre Gavião -  Inhambupe – Ba ⏰ 10hs: Roda
⏰ 10:30hs:  🤸🏾‍♂ oficina de movimentação- formada Indya - Grupo ACAVAM Salvador - Ba ⏰ 11:20hs: 🤸🏾‍♂ Roda;
⏰ 12hs: Almoço;
⏰ 14hs: 🤸🏾‍♂ oficina de Capoeira Angola - Contramestre Tony Ramos - Salvador – Ba; ⏰ 15hs: roda;
⏰ 15:30hs: 🤸🏾‍♂ Oficina de Capoeira Regional – Mestre Trovão – Salvador – Ba ; ⏰ 16:30hs: 🤸🏾‍♂ Roda;
⏰ 17hs:  🤸🏾‍♂ Cortejo dos Guerreiros do Axé com o Trio Baketa, saindo da rua Presidente Kennedy para a praça principal; ⏰ 18:30hs:  jantar;
⏰ 19:30hs: “Esquenta Banho sim Sinhô” em Caldas do Jorro  (Banho nas águas termais e muito samba de roda);
🗓 20/10/2019 Domingo
⏰ 07hs: Café da manha; ⏰ 08hs: Apresentação dos convidados; ⏰ 08:15: Roda de abertura;
⏰ 09hs: Curso primeiro socorros – Enfermeiro Wilker - Tucano – Ba; ⏰ 10hs: 🤸🏾‍♂ Inicio do batizado e Troca de Graduações; ⏰ 12hs: Almoço.
As oficinas juntamente com a camisa do Evento terá um valor simbólico de 30 reais.


RETRO ESQUENTA BANHO NO TS...

Começa, hoje em Tucano o "ESQUENTA BANHO SIM SINHÔ", 2018.

Começa, hoje, 18.10.2018, em Tucano o grande evento "ESQUENTA BANHO SIM SINHÔ", 2018. Evento de Capoeira que nos 21 anos da Associação de Capoeira Guerreiros do Axé (ACAGUA), repetirá neste ano, 2018, o sucesso da sua primeira edição, 2017. Mestre Guerreiro e seu grupo está preparando este grande evento, que hoje terá em sua programação inicial a participação na missa na igreja matriz, Roda de capoeira posterior. Veja abaixo toda a programação do evento até o domingo.


Tucano recebeu, com sucesso o grande evento "ESQUENTA BANHO SIM SINHÔ", em 2017, evento de Capoeira que comemorou os 20 anos da Associação de Capoeira Guerreiros do Axé (ACAGUA). Neste ano, 2018, será muito melhor, pra isso o mestre Guerreiro e seu grupo está preparando este grande evento, veja acima a programação e abaixo tem o resumo de tudo que aconteceu em 2017. 

O ESQUENTA BANHO SIM SINHÔ, sempre caprichou na camisa e este ano ela está linda também, adquira a sua.


RESUMÃO DAS MATÉRIAS PUBLICADAS ANO PASSADO, 2017...

CHEGOU A HORA DO ESQUENTA BANHO SIM SINHÔ, CAPOEIRA, TUCANO

Chegou a hora, é esta semana, falta só três dias, mas a Associação de Capoeira Guerreiros do Axé (ACAGUA), já começou a comemorar seus vinte anos de existencia, socializando, onde desde sábado já vem divulgando e comemorando e a partir de quinta feira capoeira desenvolverá uma extensa programação educacional, esportiva e cultural. O mestre de capoeira, Marcos Guerreiro e seus alunos, amigos e convidados estão juntos nesta grande festa.

A Associação de Capoeira Guerreiros do Axé (ACAGUA) é uma entidade que visa educar através da capoeira e práticas culturais. São 20 anos de atividades contribuindo para a formação de crianças, adolescentes e jovens. A capoeira é a principal atividade que o grupo desenvolve, o qual utiliza como ferramenta educativa. “O nosso grupo desenvolve atividades nos quatro cantos de nosso município”, escreveu Marcos Guerreiro. A Entidade foi fundada no dia 14/10/1997, pelo professor de capoeira José Marcos Oliveira dos Santos (nome de batismo na capoeira, Marcos Guerreiro), pela professora e Catequista Meireluci Costa Moreira e o Conselho Tutelar de Tucano com o apoio do Ministério Público local.

A ACAGUA (Associação de Capoeira Guerreiros do Axé) ficou com a responsabilidade de resgatar para o convívio da sociedade algumas crianças que viviam abandonadas nas ruas e que faziam uso constante de entorpecentes (conhecidas como a gangue do chumbinho), e desde então, são desenvolvidas atividades junto à infância/adolescência e juventude de Tucano através de aulas de capoeira, teatro e cidadania. São atendidas, prioritariamente, crianças, adolescentes e jovens em situação de risco social, que tem dificuldades de comportamento, dificuldades de concentração e pouca aptidão para o aprendizado na escola formal, bem como crianças/adolescentes e jovens com necessidades especiais.

A busca proporcionar momentos de interação, integração e socialização entre as diversas classes sociais. Nestes 20 (vinte) anos de atuação a ACAGUA conseguiu atender uma média de 3.000 (três mil pessoas), entre crianças, adolescentes e jovens. Os atendidos do projeto participaram diretamente das diversas atividades desenvolvidas como: capoeira regional, capoeira angola, maculelê, puxada de rede, samba de roda, samba duro, encenações teatrais, musicalidade, encontros regionais e estaduais entre grupos e associações de capoeira, gincanas culturais e recreativas, palestras abordando temas diversos, debates com autoridades do município tais como: promotor de justiça, prefeito, delegado de polícia, comandante da polícia militar, assistentes sociais, conselheiros tutelares, comissários de menores, juiz da infância/juventude, cursos com abordagem em cidadania/direitos/deveres e etc.

Durante esses 20 (vinte) anos, foram formados: vários monitores, alunos formados e estagiários que ajudam nos projetos desenvolvidos. O projeto desenvolvido atualmente é: PROJETO SOCIAL EDUCAPOEIRA (são atendidas atualmente direto ou indiretamente cerca de 300 famílias, com aproximadamente 500 crianças, adolescentes e jovens) residentes no município de Tucano. Todos os projetos têm levado e assegurado os direitos da criança e do adolescente contribuindo no seu preparo para a vida, bem como promover a inserção cultural e resgate da auto-estima de crianças, adolescentes e jovens afro-descendente.

Locais atendidos com o PROJETO SOCIAL EDUCAPOEIRA: Na sede do município, atendemos no teatro municipal, escola Maria aydil, Creche Senhora Santana e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), atendemos também nos povoados de: lagoa dos Quatis, Pé de Serra, Poção, Lagoa de Dentro, Riacho do Boi, Sem freio, Rio do Peixe e Moreira.

Convidados que confirmaram presença no evento:

 
  
 















COMEÇOU COM MISSA O ESQUENTA BANHO SIM SINHÔ EM TUCANO

Começou (ontem, quinta feira) com a missa na igreja matriz de Tucano e na sequencia a grande roda de abertura, o ESQUENTA BANHO SIM SINHÔ, evento de Capoeira que comemora os 20 anos da Associação de Capoeira Guerreiros do Axé (ACAGUA).

E hoje, 20 de Outubro de 2017, continua a socialização com Oficinas de Capoeira, com Mestre Gavião (de Iambupe) e Professor Tikinho (de Pataiba), ambas serão no espaço do Teatro, pela manha e pela tarde e a noite na praça teremos o SARAU.

O evento de capoeira terá uma extensa programação educacional, esportiva e cultural até domingo, com o mestre de capoeira, Marcos Guerreiro e seus alunos, amigos e convidados.

Veja o Vídeo da Missa...


Veja as fotos... 







é hoje..


continua...ESQUENTA BANHO SIM SINHÔ, em Tucano.

Neste Sábado o mestre Guerreiro, Mestre Valdo e contra Mestra Nizinga estiveram no programa Cangalha Cultural, na Tucano FM, programa apresentador por Luiz Santana para falar a cercao deste grande evento iniciado na quinta feira com a missa na igreja matriz de Tucano e grande roda de abertura, o ESQUENTA BANHO SIM SINHÔ, evento de Capoeira que comemora os 20 anos da Associação de Capoeira Guerreiros do Axé (ACAGUA), realizou também no dia 20 o SARAU, um show de cultura e esporte, dando um brilho todo especial a noite para quem veio a praça matriz de Tucano.

Já hoje, 21.10.2017, o evento de capoeira está realizando Oficinas temática pela manhã e as 16h o grande cortejo cultural culminando na visita ao jorro, esquentando o banho.

A programação no domingo será até o meio dia com muito esporte e cultura na quadra de esporte da caixa d´água.

Veja o Vídeo... 


Veja as fotos...











"ESQUENTA BANHO SIM SINHÔ" UM GRANDE SUCESSO, HOJE, EM TUCANO.

Tucano recebeu, com sucesso o grande evento "ESQUENTA BANHO SIM SINHÔ", evento de Capoeira que comemora os 20 anos da Associação de Capoeira Guerreiros do Axé (ACAGUA). 

Tudo começou na quinta feira com uma missa e roda na praça vovó, já na sexta feira o grande momento foi a noite do  SARAU, onde o talento dos alunos da capoeira e de seus aliados deu um brilho anoite com teatro, musica, dança, literatura, maculele, samba e roda de capoeira.

Oficinas temática, o cortejo cultural,o lançamento do cordel do poeta Valdir Cavalcante e a visita ao jorro, esquentaram o evento na noite de Sábado.

Já no domingo houve das 9 as 15hs, rodas de capoeira, batizados, formação e graduações na quadra de esporte da caixa d´água, onde dezenas de mestres,contra mestres,professores formados, alunos formados e alunos da capoeira de Tucano e de outras cidades da Bahia, deram um espetáculo a parte.

Veja o Vídeo... 

Veja as fotos...