Detentos participam de produção de bonecas para crianças com câncer no ES

Detentos participam de produção de bonecas para crianças com câncer no ES. Um projeto para doar bonecas de crochê para crianças com câncer está dando novo sentido para a vida dos detentos da Penitenciária de Segurança Média de Viana, na região Metropolitana de Vitória. O objetivo é que 150 unidades do brinquedo sejam entregues no final do mês para pacientes em tratamento oncológico no Hospital Infantil.
A ideia de levar o projeto para o presídio surgiu no ano passado, quando a juíza da Vara de Execuções Penais de Viana assistiu a um vídeo da voluntária Rogéria Aguiar fazendo as bonequinhas na internet e fez o convite para que ela participasse do projeto, que já acontece desde 2016 na penitenciária.
Rogéria começou a fazer as bonecas há 10 anos, depois que passou por um tratamento de câncer. Ela encontrou no presídio a ajuda que precisava para confeccioná-las. 
“Eu tinha patrocínio de linhas, mas não tinha mão de obra. Depois do tratamento todo, eu tive que refazer a minha vida. Eu era professora de matemática e lembrei que aprendi crochê na infância e me refiz fazendo bonequinhas. Comecei fazendo para uma sobrinha minha e quando fui costurar o cabelo da boneca, eu me vi. Deus colocou no meu coração fazer bonecas para doar”, relatou.
Os modelos das bonequinhas são os mais variados. A única coisa em comum é a peruquinha que todas usam. Com esse trabalho, ela espera fazer a alegria das crianças e ainda ajudar a reduzir o custo que o estado tem com os presos.
De acordo com o diretor da unidade prisional Roger Santesi Filho, atualmente 100% dos internos do presídio estão ocupados.
“Isso traz a questão do comportamento, do trato com os servidores. O número de ocorrência é praticamente zero e a gente tem esse ambiente de integração, onde eles se sentem úteis”, informou o diretor.

00:00/06:19
Detentos participam de projeto que cria bonecas para crianças com câncer no ES