Milhares de jovens participaram do DNJ promovido pela Diocese de Serrinha no Distrito de Salgadália

Milhares de jovens participaram do DNJ promovido pela Diocese de Serrinha no Distrito de Salgadália. O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas.

A quase paróquia de São José Operário, localizada no Distrito de Salgadália, município de Conceição do Coité, no território do sisal, recebeu neste domingo, dia 27, segundo o padre Rodrigo Santos de Oliveira, coordenador do evento, aproximadamente 8 mil jovens de municípios vinculados a Diocese de Serrinha, para comemorar o Dia Nacional da Juventude, popularmente conhecido como DNJ.
Foto: Teones Araújo
O DNJ este ano teve como tema “Revestidos de Cristo pelo batismo, somos enviados”, que motivou os grupos de base das juventudes nas comunidades e nas paróquias que se reuniram para meditar. “Este final de semana foi muito movimentado em Salgadália. Na sexta-feira foram enviados missionários para as comunidades, ontem (sábado), foi um dia inteiro de atividades missionárias. Houve um esquenta DNJ com um paredão puxando a juventude e hoje (domingo), foi celebrada a missa pelo bispo dom Otorrino, shows com bandas católicas e um arrastão de encerramento”, falou o padre Rodrigo.
O religioso destacou também o entusiasmo da comunidade de Salgadália e disse ao Calila Notícias que ali tem um povo extremamente disponível “e logo se pensou em colocar bandeiras nos postes, pintar os meios-fios, organizar o trânsito, estacionamento, ou seja, uma coisa bem inovadora e em nenhuma edição do DNJ teve uma ornamentação com essa. Eles queriam não apenas ornamentar o ginásio, como Salgadália por inteira”, afirmou o padre.
Padre Rodrigo | Foto: Teones Araújo
O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade. Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos e acontece em todo o país todos os anos no último domingo do mês de outubro.
Foto: reprodução Estúdio8
No caso especifico da Diocese de Serrinha, esta foi a 14ª edição do DNJ que começou por Serrinha e este ano estava previsto para acontecer em Valente, mas por falta de estrutura foi transferida para Salgadália. Segundo padre Rodrigo, este era seu sonho e lembrou ao CN que já coordenou duas edições do evento quando era assessor da juventude da Diocese.
Puxado por um mine trio e um paredão, os jovens encerraram o DNJ com um arrastão que saiu do ginásio de esporte e terminou no centro do Distrito.