Jornal Tribuna Sisaleira

Jornal Tribuna Sisaleira

Milhares de jovens participaram do DNJ promovido pela Diocese de Serrinha no Distrito de Salgadália

Milhares de jovens participaram do DNJ promovido pela Diocese de Serrinha no Distrito de Salgadália. O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas.

A quase paróquia de São José Operário, localizada no Distrito de Salgadália, município de Conceição do Coité, no território do sisal, recebeu neste domingo, dia 27, segundo o padre Rodrigo Santos de Oliveira, coordenador do evento, aproximadamente 8 mil jovens de municípios vinculados a Diocese de Serrinha, para comemorar o Dia Nacional da Juventude, popularmente conhecido como DNJ.
Foto: Teones Araújo
O DNJ este ano teve como tema “Revestidos de Cristo pelo batismo, somos enviados”, que motivou os grupos de base das juventudes nas comunidades e nas paróquias que se reuniram para meditar. “Este final de semana foi muito movimentado em Salgadália. Na sexta-feira foram enviados missionários para as comunidades, ontem (sábado), foi um dia inteiro de atividades missionárias. Houve um esquenta DNJ com um paredão puxando a juventude e hoje (domingo), foi celebrada a missa pelo bispo dom Otorrino, shows com bandas católicas e um arrastão de encerramento”, falou o padre Rodrigo.
O religioso destacou também o entusiasmo da comunidade de Salgadália e disse ao Calila Notícias que ali tem um povo extremamente disponível “e logo se pensou em colocar bandeiras nos postes, pintar os meios-fios, organizar o trânsito, estacionamento, ou seja, uma coisa bem inovadora e em nenhuma edição do DNJ teve uma ornamentação com essa. Eles queriam não apenas ornamentar o ginásio, como Salgadália por inteira”, afirmou o padre.
Padre Rodrigo | Foto: Teones Araújo
O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade. Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos e acontece em todo o país todos os anos no último domingo do mês de outubro.
Foto: reprodução Estúdio8
No caso especifico da Diocese de Serrinha, esta foi a 14ª edição do DNJ que começou por Serrinha e este ano estava previsto para acontecer em Valente, mas por falta de estrutura foi transferida para Salgadália. Segundo padre Rodrigo, este era seu sonho e lembrou ao CN que já coordenou duas edições do evento quando era assessor da juventude da Diocese.
Puxado por um mine trio e um paredão, os jovens encerraram o DNJ com um arrastão que saiu do ginásio de esporte e terminou no centro do Distrito.