Coletor de lixo recupera livros jogados fora e cria biblioteca com mais de 200 exemplares em casa

Luciano Ferreira de Lima, de Sorocaba (SP), encontrou na leitura uma forma de mudar de vida. Quando jovem, foi preso por roubo e, ao sair da cadeia, decidiu que iria recomeçar a estudar.

O que pode ser lixo para alguns se torna um tesouro para outros. Foi dessa forma que o coletor Luciano Ferreira de Lima começou a recuperar livros que eram jogados fora e montou a sua própria biblioteca na casa onde mora, em Sorocaba (SP).
Luciano trabalha na coleta de lixo da cidade e, há tempos, começou a notar que diversos livros eram jogados junto ao lixo das pessoas. "Eu pensava 'mas como que pode um livro descartado desse jeito?'. São livros excelentes, que eu sempre tive como muito importantes para a nossa educação e para o nosso país", explica.
O coletor resolveu, então, que iria reaproveitar as histórias que encontrava em meio a embalagens vazias, restos de alimentos e outros objetos.
Por causa dos livros, Luciano começou a cursar uma faculdade de história e, hoje, sonha em ser professor. Enquanto o sonho não se realiza, continua encontrando tesouros descartados no lixo pelas ruas de Sorocaba.
00:00/07:45
C