Exame em familiares da segunda mulher a contrair Coronavírus em Feira dá negativo

Exame em familiares da segunda mulher a contrair Coronavírus em Feira dá negativo. A análise de familiares desta segunda paciente foi feita em caráter de urgência, por solicitação da Secretaria Municipal de Saúde, no Laboratório Central da Bahia (Lacen). O comitê que acompanha as ações de controle ao Coronavírus em Feira de Santana informou na noite de domingo (8), que deu negativo o exame de dois filhos - um menino e uma menina - da segunda mulher a contrair o vírus nesta cidade. Também negativo o exame de uma cunhada dela e seu marido, bem como do filho deste casal, pessoas com as quais ela teve contato antes de entrar em isolamento domiciliar.

A mulher contraíu o Coronavírus em contato com a patroa dela (primeiro caso do vírus no Estado), residente nesta cidade e que sofreu a transmissão em uma viagem recente a Itália. A análise de familiares desta segunda paciente foi feita em caráter de urgência, por solicitação da Secretaria Municipal de Saúde, no Laboratório Central da Bahia (Lacen).
Também no domingo, o Comitê já havia informado que a análise no laboratório da Universidade Federal da Bahia (Ufba) constatou que não houve transmissão entre a mulher que veio da Itália e suas filhas, além de um tio dela que a levou para Salvador duas vezes a uma clínica da capital para ser examinada.
De acordo com a coordenadora do Comitê, a médica infectologista Melissa Falcão, os exames de hoje deram resultado tranquilizador, pois eliminam a possibilidade de ter ocorrido transmissão do vírus entre as duas pacientes já em isolamento domiciliar e pessoas com as quais elas mantiveram contato mais próximo antes de ser diagnosticadas.
Segundo a médica, o esforço de equipe tem sido "determinante para essas primeiras vitórias". Mas adverte que o trabalho está apenas iniciando. "Temos muito a fazer daqui por diante, mas os êxitos obtidos até aqui, sem dúvida, são significativos".
A secretária de Saúde Denise Mascarenhas informa que o Comitê de Acompanhamento das Ações de Controle ao Coronavírus atuou intensamente este fim de semana, orientando a coleta de material e o envio aos laboratórios especializados para exame. "Não estamos medindo esforços. Todos estão se dedicando muito, não apenas quem está à frente, mas todos os nossos colaboradores".
Colbert: "trabalho tem sido eficiente"
 

O prefeito Colbert Martins Filho diz que os resultados negativos dos exames em pessoas importantes no monitoramento que está sendo feito pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde representam um "alívio muito grande" para toda a sociedade.
"Indicam que o trabalho está sendo realizado de maneira eficiente, que estamos no caminho certo neste controle e que as duas mulheres em tratamento agiram de forma responsável, evitando contato com pessoas próximas aos primeiros sintomas de que poderiam estar com o Coronavírus", afirma o prefeito Colbert, que é médico.