Profissional da Saúde com suspeita de Coronavírus (COVID-19), em Ribeira do Pombal-Ba

da Saúde com suspeita de Coronavírus (COVID-19), em Ribeira do Pombal-Ba.

Nesta quinta-feira (12) um caso suspeito de coronavírus (COVID-19) foi notificado no munícipio de Ribeira do Pombal-BA. Segundo informações da Coordenadora da vigilância epidermiologica, Thauara Brito, essa suspeita se deu, devido a um profissional da saúde ter tido contato direto com o caso suspeito notificado em Araci, e ter apresentado sintomas sugestivos a sindrome gripal (tosse, corisa, congestão nasal e febre), que são critérios que se enquandram como um caso suspeito. Foi coletado amostras, notificado e encaminhado para o LACEM (Laboratório Central de Saúde Pública), seguindo o protocolo da OMS (Organização Mundial da Saúde), e assim aguardando o retorno do laboratório.

Thauara Brito, enfatiza: “Não precisa de desespero, a gente fica muito assustado, quando ouve que tem um caso suspeito em Ribeira do Pombal, estamos hoje com sessenta casos confirmados no Brasil e três casos na Bahia em Feira de Santana. O vírus ainda, até mais cedo, não estava circulante, não era um vírus comunitario, então não precisa de desespero, mas a gente tem que fazer o que ? Prevenção.”

FONTE



Prefeitura de Araci confirma caso suspeito de Coronavírus; a pessoa mora em Tucano e esteve na Itália

Prefeitura de Araci confirma caso suspeito de Coronavírus; a pessoa mora em Tucano e esteve na Itália. Araci foi pega de surpresa na noite desta segunda-feira (09) com a informação de um caso suspeito de Coronavírus no município.
A informação inicial foi repassada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).


No final desta noite, Prefeitura local, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, confirmou o caso.
Segundo a nota, a Prefeitura seguiu o protocolo definido pelo Ministério da Saúde. Foram feitos os exames necessários e a Secretaria de Saúde de Araci orientou por isolamento domiciliar de 14 dias.
Mais informações sobre o caso suspeito
A Voz do Campo apurou que a suspeita de coronavírus é de uma pessoa que mora de Tucano, mas trabalha em Araci. Essa pessoa esteve de férias na Itália há alguns dias. Segundo fontes do A Voz do Campo, hoje, em seu ambiente de trabalho em Araci, a pessoa apresentou os sintomas e foi avaliada por médicos, que seguiram o procedimento padrão para casos suspeitos: exames e imediato isolamento domiciliar. A pessoa está em sua residência, em Tucano. Depois da China, a Itália é o país mais acometido pelo vírus em questão.
Nota oficial da prefeitura de Araci
A Prefeitura de Araci, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, informa que enviou para o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado – LACEN – uma notificação de um caso suspeito de um portador de Covid-19 (coronavírus) no município. Seguindo o protocolo definido pelo Ministério da Saúde, foram feitos os exames necessários e a Secretaria de Saúde de Araci orientou por isolamento domiciliar de 14 dias, e o acompanhamento será feito pela unidade de saúde do município a qual o caso suspeito pertence. Araci é uma das cidades notificantes que aguarda a análise laboratorial dos exames enviados sob suspeita de contaminação do Covid-19 (coronavírus) ao LACEN.
Apesar de ser a cidade que emitiu a notificação, o paciente não é morador de Araci e terá acompanhamento da secretaria de saúde de onde reside.
De acordo com o profissional médico que avaliou o caso, foi necessário notificar a secretaria apenas por atender ao procedimento padrão para casos suspeitos de infecção pelo vírus, após constatar que a pessoa passou por viagem internacional durante o período crítico em que foi identificado o vírus em vários países do mundo, e retornou ao município apresentando um quadro de gripe viral.
A equipe de saúde seguiu todos os protocolos para a ocasião e aguarda confirmação da classificação da CVE (Coordenação de Vigilância Epidemiológica) para liberação do relatório final.