CURADA DO COVID-19 EM ARACI É RECEBIDA COM FESTA.

Ontem, sexta-feira, dia 22 de Maio de 2020 foi um dia em que a cidade de Araci, comemorou com a notícia muito importante para o município, um dos casos positivos de contaminação pelo Covid-19 foi clinicamente confirmado como curado. A idosa de 67 anos, que estava em Salvador, em internação no Hospital Espanhol, retornou à cidade e foi recebida com festa após a confirmação que está curada da contaminação. 

A transferência da idosa foi comemorada pela equipe médica do hospital, que também fez uma serenata em sua saída de Salvador. Ela foi aguardada por familiares e pela equipe médica em Araci.

Ela foi acolhida pela equipe de atendimento do Hospital de Campanha, montado no PSF do bairro São João. “Me senti em casa, com essa alegria na chegada. Precisava disso, depois do que passei lá, e que não desejo a mais ninguém, sofrer o que sofri”, pediu ela, durante seu agradecimento. 

O coordenador do Hospital de Campanha local, o médico Jeidson Santos Andrade, conhecido como “Geu de Cica”, disse que era uma enorme satisfação como médico filho da terra estar à frente dessa missão. “Essa paciente foi diagnosticado em nossa unidade. Ela foi encaminhada para o hospital de referência e hoje ela retorna curada. Estamos sempre buscando dar o melhor atendimento humanizado, seja ele paciente assintomático, sintomático ou grave. Nossa equipe foi capacitada para conseguirmos obter êxito no nosso cotidiano”, disse ele. 

A paciente passará a ter cuidados domiciliares, e será acompanhada por uma equipe da vigilância epidemiológica da secretaria de Saúde do município, seguindo os protocolos indicados pelo Ministério da Saúde para estes casos. “Mas, ainda nesta sexta-feira, enviamos mais uma coleta de exames para avaliação do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado – Lacen – e temos agora, em Araci, um caso aguardando resultado. Tivemos ainda outros 41 enviados, com 03 casos positivos, sendo um considerado clinicamente curado, e um óbito. Outros 38 exames foram descartados pelo laboratório. Não podemos esquecer de manter os cuidados com a higienização das mãos e com o uso das máscaras e, principalmente, que evitem aglomerações desnecessárias. Também pedimos que todos tenham cuidado os grupos de risco: pessoas com doenças que necessitem de maior cuidado, idosos e crianças. Evitem transitar pela cidade, sem necessidade. Lembramos, ainda, que para acessar qualquer um dos estabelecimentos comerciais em nosso município, todos devem estar usando máscaras”.