Jornal Tribuna Sisaleira

Jornal Tribuna Sisaleira

POR QUE O ÁLCOOL E O SABÃO ELIMINAM O CORONAVIRUS?

POR QUE O ÁLCOOL E O SABÃO ELIMINAM O CORONAVIRUS?. O “corpo” do coronavirus é uma estrutura simples. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ele é formado apenas por seu material genético protegido por uma pequena cápsula composta de gordura e proteína. A gordura serve para manter a estrutura unida, enquanto as proteínas são as chaves que ele usa para invadir as células do corpo. Sabendo disso, como sabão e o álcool podem ajudar?
Uma das principais utilidades do sabão, do sabonete ou do detergente, é a limpeza e retirada de gordura. As moléculas do sabão atraem com facilidade as moléculas da gordura, fazendo com que elas sejam facilmente levadas pela água. No caso do vírus, as moléculas do sabão atraem a gordura de sua membrana externa, quebrando a cápsula e liberando as proteínas que a envolvem. Dessa forma, o material genético do vírus fica exposto e, sem as “chaves” de proteínas, ele perde sua capacidade e invadir as células humanas.
Já o álcool age de uma forma bem semelhante, desestruturando as proteínas e gorduras da membrana viral. Mas, independente de ser gel ou líquido, o álcool só é útil quando sua concentração está entre 60% e 80%. Acima disso, o álcool evapora muito rápido e não tem tempo de agir. Abaixo disso, a concentração é muito pequena e pode não atingir o vírus.
Enquanto não há uma vacina ou medicamento, a Organização Mundial da Saúde recomenda o isolamento e a higiene como as formas mais eficazes de combate à covid-19. Lave as mãos sempre que tiver contato com outras pessoas ou objetos de uso coletivo: isso ajuda a proteger você e aqueles à sua volta.