Jornal Tribuna Sisaleira

Jornal Tribuna Sisaleira

Resultado de Caminhoneiro dá negativo para contaminação do Covid-19 em Araci.

Resultado de Caminhoneiro dá negativo para contaminação do Covid-19 em Araci. Em Araci, o resultado dos exames enviados na última sexta-feira (08), do caminhoneiro que esteve na cidade para entregar encomendas, deu negativo. De acordo com o relatório do Lacen, a suspeita é que ele esteja contaminado pelo vírus H1N1 (gripe), e que também é letal. Atualmente, no município, 38 notificações foram enviadas, e 35 foram descartados. Dois exames ainda aguardam resposta do Lacen, e um caso foi confirmado.
Na Bahia, 5.816 casos foram confirmados para contaminação de Covid-19. Considerando o número de 1.418 pacientes recuperados e 214 óbitos, 4.184 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Os casos confirmados ocorreram em 176 municípios do estado. O boletim epidemiológico registra 10.864 casos descartados e 20.355 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.
Exames
O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 27.758 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 11 de maio de 2020. Atualmente, 2.316 amostras estão em análise laboratorial e os exames são liberados em até 48 horas.
Ressaltamos que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em saude.ba.gov.br/coronavirus.