SMS de Ribeira do Pombal-BA, acendeu uma luz de alerta contra o covid-19

Uma nota divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde de Ribeira do Pombal-BA, acendeu uma luz de alerta nos moradores da cidade, bem como de municípios vizinhos.
O documento confirma o nono caso de Covid-19 (Coronavírus) em Ribeira do Pombal-BA. Trata-se de uma pessoa de 31 anos, oriunda do estado de São Paulo, e que teve contato com o sexto caso confirmado no município. A nota não entrou em detalhe sobre o quadro clínico do paciente.
O problema é que o referido paciente não foi monitorado pela equipe da Secretaria, justamente pelo fato da pessoa infectada (o sexto paciente), ter afirmado que o mesmo teve apenas uma passagem rápida pelo município, e já se encontrava em outra cidade. Após investigação, foi descoberto que, na verdade a pessoa em questão, ainda se encontrava em Ribeira do Pombal, com estadia num povoado, e que não passou pelas barreiras sanitárias instaladas nos acessos à sede, tendo em vista que o povoado tem acesso direto pela BR que corta o município. Como se não bastasse, o mesmo não informou aos órgãos responsáveis sobre a sua presença no povoado, nem antes da infecção (sexto caso), tampouco depois, ao contrário, teve este fato escondido através de informações mentirosas.
Após diligências da Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com forças de segurança pública, a pessoa em tela foi encontrada, sendo submetida a um teste rápido, e conforme a suspeita inicial, obteve resultado reagente para a doença. A gravidade da questão, é que por aproximadamente dez dias, esta pessoa teve livre circulação tanto em Ribeira do Pombal-BA, quanto em municípios vizinhos, podendo ter agravado ainda mais o quadro epidemiológico da região.
Ainda na nota, a Secretaria afirma que está adotando medidas para que as duas pessoas envolvidas no caso (sexto e nono infectados) sejam responsabilizados por tal feito. 
A boa notícia do dia é, que um dos pacientes infectados, já se encontra curado, subindo para 02 o número de cura no município.
Confira a nota na íntegra: