ARACI TEM 10 NOVOS CASOS DE COVID-19 EM 24 HORAS, MESMO APÓS 4 DIAS DE LOCKDOWN

Neste domingo dia 13 de Junho, Araci registra mais 10 novos casos confirmados como positivos para contaminação pelo Covid-19, mesmo depois da prefeitura decretar lockdown, 4 dias de comércios fechados totalmente.
Os casos de Covid-19 em Araci vem aumentando consideravelmente, o município que fica na região sisaleira, é tem uma das principais rodovias do país passando por sua sede que a Br 116, confirmou neste domingo mais 10 casos positivos.
A Prefeitura de Araci tem tomado medidas que na opinião de dezenas de comerciantes e de populares "NÃO SÃO EFICIENTES NEM EFICAZES NO COMBATE AO CORONAVIRUS". A cada publicação a duvida se a medida terá efeito ou não, medidas impopulares, sem acertivas tem levado a população a criticar veemente a postura do Prefeito Silva Neto que "PAROU, FECHOU E DECRETOU LOCKDOWN" desde a quinta feira passado, más os casos do vírus continua a surgir de forma desenfreada, longe das atitudes da gestão.
"Não adianta fechar o nosso comércio que atende por dia um numero mínimo de clientes e aglomerar a população que necessita consumir após quatro dias de fechamento, o que teremos, Segunda com superlotação nas ruas e pontos de atendimento ao povo" - comerciante.
Mais Um decreto neste domingo (14) que estabelece medidas complementares quanto ao  funcionamento do Comércio. O novo decreto determina que a partir desta segunda-feira (15) até o próximo sábado (20) os estabelecimentos comerciais funcionarão em horário reduzido das 7h da manhã às 13h da tarde. 
"Tá errado, quanto mais se diminui o tempo de atendimento no comércio, mais vai aglomerar, pois o cliente agora tem tempo reduzido de vir as compras e vai aglomerar mais, pois as pessoas com menos tempos pra fazer comprar, ou seja, reduzir horário aumentará fluxo de pessoas nas lojas". - Cliente. 
Já no domingo (21) fica determinado o fechamento de todo estabelecimento comercial em todo território do município de Araci, funcionando apenas atividades essenciais que são: Farmácias, serviços de segurança privada, serviços funerários, postos de combustíveis, laboratórios, padarias e borracharias. Segundo o decreto, as feiras livres realizadas nos Distritos e Povoados no dia 21 (domingo), poderão ocorrer com a comercialização exclusiva de itens de gênero alimentícios. Ainda segundo o documento, qualquer estabelecimento que não respeitar o decreto terá sua conduta disciplinada pela Lei 309 de 01 de Junho de 2020 que institui sanções administrativas e penalidades cabíveis para as condutas que visem prejudicar as medidas essenciais à prevenção e ao combate ao COVID-19.
Os dez novos casos foram confirmados como positivos para contaminação pelo Covid-19: três mulheres moradoras do Coqueiro (28, 15 e 18 anos, todas sem doenças pré-existentes), uma do Centro (24 anos sem doença pré-existente), três pessoas no bairro Tiracolo (um homem de 16 anos e duas mulheres: uma de 16 anos e uma de 56 anos, que é diabética. Os outros não tinham doenças pré-existentes), duas pessoas do bairro da Bombinha (uma com 27 anos e uma criança de 02 anos) e um caso positivo que está em Araci, mas o endereço dele é de Salvador, e por isso, ele se torna um caso importado em nossa cidade.
Com isso, em Araci, já foram confirmados 61 casos positivos para contaminação. E como todos os novos casos positivos, este caso emprestado está em isolamento domiciliar, aguardando o período de quarentena para que novos exames médicos possam confirmar a cura dele. E por falar em cura, foram confirmados mais 03 casos de pessoas curadas em nosso município.