Lockdown – Ribeira do Pombal fecha a porta para o Coronavírus

A Prefeitura de Ribeira do Pombal decretou o confinamento da população residente na sede do município e no Distrito Vila Rodrigues, a partir das 0:0 hs dessa sexta-feira, 26, perdurando até até a próxima quarta-feira, 1/7.
Com a medida a penas Farmácia, Postos de Combustível, Funerária, Serviços de Urgência e Emergência (inclusive veterinária) e o Poder Público terá autorização para funcionar, ficando proibida a circulação de pessoas e veículos, com exceção de quem precisar trabalhar ou adquirir um dos serviços autorizados.
A iniciativa foi tomada após o crescimento do número de casos, e visa conter o avanço da doença do município. Com o sucesso da ação novas iniciativas poderão ser realizadas no sentido de amenizar os sacrifícios causados com a Pandemia da COVID-19, como a retomada das atividades economias para assim evitar demissões de trabalhadores em função da Pandemia.
O município de Ribeira do Pombal-BA divulgou nesta quarta-feira, 24, mais cinco novos casos de Covid-19 (Coronavírus). Além dos novos infectados, o Boletim divulgou também que três dos infectados estão curados.
Desta forma, o número total de infectados chegou a 78, sendo 46 ativos (59%), 31 curados (40%), e 01 óbito (1%). Além destes, 62 pacientes aguardam resultados de exames realizados no Laboratório Central do Estado (LACEN).
Dos cinco novos casos, quatro se referem a profissionais de saúde que atuam na cidade, e tiveram contato direto com pacientes infectados. 
De acordo com a nota divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, todos os pacientes se encontram estáveis, e não tem registros de doenças pré-existentes, estando em isolamento domiciliar, ao mesmo tempo em que são acompanhados por equipes de vigilância epidemiológica.
No último sábado, 20, o prefeito de Ribeira do Pombal-BA divulgou que estava entrando em isolamento domiciliar, após retornar de Brasília-DF, onde cumpriu compromissos oficiais.
Num vídeo publicado em sua página no instagram, Ricardo estava sendo submetido a uma coleta de material necessário para a realização do exame RT-PCR, que foi enviado para o Laboratório Central do Estado (LACEN), para a realização do exame.
Já nesta terça-feira, 24, durante uma entrevista a uma rádio da cidade, Ricardo confirmou que está infectado com a doença, e que o resultado tinha sido divulgado pelo LACEN na noite anterior. Na oportunidade, o gestor ressaltou que permanece em isolamento social, e que desde então só teve contato com a própria esposa, Lakcelma Costa, que é secretária de saúde no município.