OMS afirma que vacina contra Covid testada no Brasil é a mais avançada até agora

OMS afirma que vacina contra Covid testada no Brasil é a mais avançada até agora. Cientista-chefe da OMS disse que a vacina de Oxford está em uma fase avançada de desenvolvimento, e que os resultados da fase dois devem ser divulgados em breve.

A Organização Mundial da Saúde afirmou, nesta sexta (26), que a vacina contra a Covid-19 que começou a ser testada no Brasil é a melhor candidata até agora.

Uma repórter inglesa perguntou à cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, se a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford tem o maior nível de compromisso global - tanto do ponto de vista financeiro quanto de alcance geográfico. Ela concordou.

Disse que a vacina de Oxford está em uma fase avançada de desenvolvimento, que os resultados da fase dois devem ser divulgados em breve e que os pesquisadores estão planejando ampliar a fase três para muitos países. Os testes já começaram no Reino Unido, no Brasil e na África do Sul, mas ela não fez uma previsão de conclusão.

No total há mais de 200 candidatas a vacina. A meta da OMS é garantir a entrega - até o fim do ano que vem - de 2 bilhões de doses, metade para países de baixa e média renda.

A OMS afirmou nesta sexta, que o projeto para acelerar o desenvolvimento e a distribuição, não só de vacinas, mas também de testes e medicamentos precisa de investimentos: o equivalente a mais de R$ 170 bilhões nos próximos 12 meses. Até agora, o grupo conseguiu apenas cerca de 10% disso.