9 DIA DE GREVE DOS SERVIDORES DA LIMPEZA PÚBLICA DE TUCANO

Nono dia de Greve e nós continuamos na Luta. Ainda não obtivemos retorno da gestão acerca das reivindicações apresentadas, e por isso nossa luta continua. A nossa cidade está ficando suja, mas a culpa não é nossa. A greve será encerrada quando gestão resolver as demandas apresentadas. Apoie nosso movimento, divulgue nossos vídeos! Servidores da Limpeza Pública Tucano-BA.
Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Tucano-BA.
Na última sexta-feira, 09 de outubro de 2020, os Agentes de Limpeza Pública - Garis - foram às ruas cobrar da gestão municipal melhores condições de trabalho.
Para deflagração da greve foram levados em conta os seguintes fatores:
▪️
Falta de EPIs (máscaras, luvas, botas, protetor solar...);
▪️
Falta de fardamento (a última farda fornecida pela gestão foi em maio de 2017);
▪️
Grande parte dos garis não recebem adicional de insalubridade, apesar de exercer uma atividade insalubre, mas a gestão não reconhece esse direito;
▪️
Falta de local adequado e equipado como ponto de apoio para o pessoal de Limpeza Pública na sede do município - local sem iluminação, sem ventilação natural e equipamentos precários (bebedouro, cadeiras...), mau cheiro insuportável na frente do ponto de apoio, difícil acessibilidade por conta da aglomeração de barracas;
▪️
Os servidores que compõem o grupo de risco da Covid-19 não foram afastados apesar das inúmeras solicitações à gestão;
▪️
As Licenças Prêmio não estão sendo concedidas. Quando raramente são, não há critérios claros;
▪️
O número de trabalhadores é insuficiente para executar de maneira satisfatória a limpeza da cidade, e por isso, esses servidores estão sobrecarregados.
▪️
Vale lembrar que os Garis contratados relataram que estão à meses sem receber salário e que ganham apenas R$ 600,00.
Gari também é gente! Pela valorização daqueles que trabalham para manter a nossa cidade limpa!
Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Tucano-BA.

É greve porque os servidores precisam de segurança para trabalhar.
É greve porque os servidores estão expostos a risco à saúde e à integridade física: riscos químicos, físicos e biológicos.
Eles limpam a nossa cidade, retiram de nossas casas o lixo que produzimos. E estão expostos a bactérias, ao calor excessivo, a poeira, ao mau cheiro. Estão expostos de mais.
São pais e mães de família. São cidadãos. São servidores públicos. E merecem nosso respeito, mas sobretudo merecem o reconhecimento pelo município do trabalho que fazem.

Comentários