Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Agricultores de Araci reclamam falta de apoio da prefeitura para o platio da safra de 2021.

Centenas de agricultores familiares aguardam aração de terra para fazerem o plantio através do programa terra pronta da prefeitura de Araci. Ao que parece, não haverá a destinação do recurso para aumentar a aérea plantada no "inverno" de 2021. Presidentes de associações de Araci tem cobrado satisfações sobre a aração de terra pela prefeitura e ninguem da gestão tem respondido as indagações. Até mesmo o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável parece atônito quanto a este benefício. 

A prefeita Keinha e o secretário de agricultura, senhor Edcarlos, ainda não esclareceram se haverá ou não este benéfico, como nos anos anteriores, onde a prefeitura custeava cerca de 3000 horas através dos tratores das associações .

Este benefício tem sido dado aos agricultores há muitos anos e centenas de trabalhadores rurais dependem dele para ter um pedaço de terra para plantar.

Outra incógnita é a distribuição de sementes que não tem sido entregue aos agricultores. 

A agropecuária em Araci representa cerca de 30% do PIB e parece faltar incentivos para ampliar a produção de grãos em Araci.

Tais programas ja deviam fazer parte da Lei orçamentária e ter recurso específico destinado. Nem mesmo o Fundo municipal da Agricultura familiar, já apovado em lei, tem reserva para custear incentivos a agricultura familiar. (Assim fica difícil)

A secretaria de agricultura ainda não apresentou o plano de ação para 2021. As chuvas chegaram e os barreiros não foram limpos, nem mesmo diversas barragens públicas. 

A preocupação dos presidentes de associações é que a época para o plantio começou e NADA DE INFORMAÇÃO SOBRE O PROGRAMA TERRA PRONTA.

Também muitos agricultores perguntam se vão receber o garantia safra este ano.

O mínimo que deve-se ter é planejamento e informação acessível. E isso nem custa dinheiro. 

Comentários