ARACI MAIS UMA VEZ FICA SEM SEGURO SAFRA, PERDE 3 MILHÔES, DENUNCIA ROSIVAL LEITE, COORD. FETRAF-BA

O coordenador da FETRAF-BA, Rosival Leite, DENUNCIOU em suas redes sociais que o município de ARACI-BA, localizado no território do Sisal, FICA MAIS UMA VEZ SEM RECEBER O GARANTIA SAFRA. ARACI ESTÁ “PENALIZADO”. Só em ARACI são  mais de R$ 3.300.000,00 (três milhões e trezentos mil reais) que deixam de circular na economia local daquele município. 

REDES SOCIAIS DE ROSIVAL DIZ...

Iniciamos a manhã em REUNIÃO para tratar da “REANÁLISE DO GARANTIA SAFRA, SAFRA 2019/2020”.

A reunião contou com a presença da Superintendência de Agricultura Familiar - SUAF, Secretarias de Agriculturas Municipais, BAHIATER, IBGE, FETRAF e FETAG, onde foi tratado sobre o  indicador que NÃO APRESENTOU CONDIÇÃO DE SECA AGRÍCOLA e que diante deste, NÃO HOUVE perda de safra, resultando segundo o indicador,  em PRODUÇÃO em mais de 100% das áreas produção.

O coordenador da FETRAF-BA, Rosival Leite, levantou a informação de que não é o 1º ano que a mesma PROBLEMÁTICA acontece na BAHIA e que existe uma dificuldade no sentindo de RESOLVER o problema que de certo modo PENALIZA os 42 municípios de nosso estado. Precisamos REVERTER o mais urgente possível essa “penalidade”, usando como exemplo a situação do município de ARACI-BA, localizado no território do SISAL e tem como cidade vizinha Teofilândia, os municípios tem clima, solos e temperaturas muito parecidos e com apenas 17km de distância, o município de Teofilândia foi contemplado e assegurou o direito ao GARANTIA SAFRA e o município de ARACI “PENALIZADO”. Só em ARACI são  mais de R$ 3.300.000,00 (três milhões e trezentos mil reais) que deixam de circular na economia local daquele município. 

Reafirmou a importância e PAPEL dos Sindicatos, das Secretarias de Agricultura, da SUAF, da BAHIATER, e das FEDERAÇÕES, no fortalecimento reverter IMEDIATAMENTE com reanálise dos DADOS INDICADOS. 


Comentários