Canudos BA: população revoltada com jacaré solto no Açude de Cocorobó após ser capturado em Ribeira do Pombal BA

A polêmica na região está estabelecida com relação a um jacaré, capturado em Ribeira do Pombal-BA, na madrugada da última sexta-feira (07), e que foi levado para o Açude Cocorobó em Canudos BA.

O fato foi intensamente divulgado pelo site “portal alerta” que apurou que a liberação do animal foi realizada pelo Biólogo pombalense Thiago Rehem com o auxílio do INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos).

A partir de então, moradores da região, começaram a manifestarem-se contrariamente como Adriana Fontes em seu facebook:

“Soube que soltaram um jacaré no açude Cocorobó, isso é absurdamente irresponsável. O açude é fonte de renda, alimentação e lazer para muitas famílias da comunidade, além de ser ponto de visitação no turismo histórico, de aventura, ecológico, enfim, como ficarão os pescadores, os moradores das margens do açude, as pessoas que, de alguma forma, precisam estar e entrar na represa? A quem devemos recorrer para capturarem o jacaré e levá-lo para um lugar adequado para ele e que o mantenham e nos mantenham em segurança? Estou verdadeiramente indignada!”

A partir daí entrou em ação o vereador canudense Beto da Cento e Cinquenta (PSD) ou Beto de Dona como também é conhecido que iniciou uma verdadeira maratona de denúncias para solução do problema, acionando a Diretoria Geral do INEMA, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, IBAMA (JUAZEIRO), Diretoria Geral do IBAMA, DNOCS e Promotoria Regional do Meio-Ambiente visando solução do problema.

Nosso site conversou com o vereador que externou sua opinião

“Pois é, Pedro, ... o Açude de Cocorobó não é um habitat natural de jacarés... nós temos pesca artesanal, inclusive temos uma colônia de pesca com mais de 150 famílias... também temos os criadores que criam peixes nos tanques redes, que são as gaiolas, e esses peixes são uma renda, não só para Canudos, mas também para toda a região...”.

Realmente, a pesca e o turismo é hoje um sustentáculo para muitas famílias da região e esperança de ser grande alavancador do desenvolvimento da região.

O vereador Beto de Dona (PSD) ainda prossegue: “ninguém nunca conviveu com o jacaré aqui no nosso sertão. O jacaré é um animal de fácil reprodução e não temos predadores para jacarés por aqui e e eles vão se reproduzir e multiplicar causando um dano enorme ao equilíbrio ambiental”.

Beto também levou o assunto para órgãos de imprensa e aguarda solução para o problema juntamente com a comunidade de Canudos BA.

Não conseguimos contactar o biólogo Thiago Rehem, mas o PORTAL ALERTA informa ter tido acesso a um áudio atribuído a ele que confirmou a soltura do animal no local em questão, em ação conjunta com o INEMA, e que escolheu o referido açude por “ser um local mais adequado, onde não corre perigo iminente de contato com pessoas, onde terá mais alimento e água para suprir suas necessidades, entre outros fatores que pesaram na decisão”.  Além disso, ainda segundo o mesmo Portal, Thiago afirmou que “atualmente Ribeira do Pombal possui uma grande demanda de animais silvestres, não suportando mais a provável grande quantidade de jacarés da região, e caso tenha novas aparições, possivelmente serão levados para outros locais”, concluiu.

Até o momento de fechamento desta reportagem nenhuma ação havia sido efetivada para transportar o animal para outro local.

Comentários