Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Fiscalização sanitária, marco da vacinação e entrega de fardamentos são destaques do fim de semana em Tucano

 último fim de semana foi marcado por ações importantes para os tucanenses. Entre sexta-feira (14) e domingo (16), foram realizadas fiscalizações da Vigilância Sanitária em parceria com Guarda Civil Municipal e Polícia Militar para cumprimento do Decreto Municipal nº 201/2021. Além disso, houve o alcance de 20% da população vacinada, a promoção da campanha contra abuso e exploração sexual infantil e a entrega de novo fardamento para os agentes de limpeza pública de Tucano.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Augusto Bandeira, a ronda alcançou a sede e demais distritos como Caldas do Jorro, Jorrinho, Tracupá, Tiririca, Creguenhem, Bucu, Mandaçaia, Lagoa da Porta, Olhos D’água, Coité, Cajazeira, Pé de Serra e Panzu. “Começamos na sexta-feira (14), intensificamos no sábado e finalizamos o roteiro no domingo. Ao todo, foram fiscalizados 38 estabelecimentos, dos quais sete foram notificados por descumprirem as restrições e dois foram autuados e multados por reincidência” conta ele.

As inspeções sanitárias são fundamentais para garantir a segurança da população, diante da pandemia que já levou milhões de pessoas a óbito em todo o mundo. “As medidas restritivas visam proteger a nossa saúde e reduzir a transmissão da Covid-19. Por isso, é muito importante a colaboração e participação de todos, sejam comerciantes e consumidores. Somente assim poderemos ter uma diminuição do avanço da doença”, reforça Augusto Bandeira.

Vacinação

A pandemia tem sido combatida no município, não apenas pelas medidas restritivas e pelos protocolos sanitários, mas também com a campanha de vacinação. Até o momento, 20% da população já recebeu a primeira dose, no entanto, é importante lembrar que o ciclo de imunização só está totalmente completo após recebimento da segunda dose.

“Insistimos para que as pessoas, além de colaborarem com o cumprimento dos decretos e protocolos, também reforcem os cuidados pessoais como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social. O cenário ainda inspira atenção e seguiremos trabalhando para que os números não voltem a crescer. Para isso, contamos com a compreensão coletiva”, enfatiza a Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia.

Campanha

Entre sábado e domingo também aconteceu a promoção da campanha contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Membros do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizaram um movimento de conscientização na sede e em Caldas do Jorro. Houve entrega de panfletos com informações importantes acerca do tema e incentivo à defesa da causa por toda a população.

Amanhã, 18 de maio, é o Dia Nacional da campanha e o CREAS participará do programa de rádio Vozes da Educação, falando sobre o contexto do abuso infantil no país. Já no dia 19, quarta-feira, a equipe fará uma palestra online para os alunos do Colégio Maria José Araujo (Comja), também reforçando o tema da campanha.

Fardamento

Já no domingo (16), aconteceu a entrega dos novos uniformes para os agentes de limpeza pública. A ação ocorreu no Ginásio de Esportes Prefeito João Cerqueira de Santana. O evento contou com a presença do vice-prefeito de Tucano, Robson Ferreira, do ex-prefeito de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia, e de alguns membros eleitos da Câmara de Vereadores.

“O novo fardamento foi entregue juntamente com uma cesta básica. A ação teve como principal objetivo fortalecer o elo entre os profissionais e a atual gestão, bem como promover maior segurança e melhoria no serviço prestado. Seguiremos atentos às demandas da categoria e estamos felizes em proporcionar mais qualidade de trabalho a todos os agentes”, afirma
o vice-prefeito, Robson Ferreira.


Fonte - Secretária de Comunicação de Tucano.


Comentários