Agricultores familiares poderão concorrer à chamada pública em Tucano para fornecimento de produtos naturais

 Agricultores familiares poderão concorrer à chamada pública em Tucano para fornecimento de produtos naturais

A Secretaria Municipal de Educação está realizando uma chamada pública voltada para a compra de alimentos oriundos da agricultura familiar. A abertura acontecerá em 20 de julho deste ano, a partir das 09 horas, e tem como objetivo adquirir itens naturais para compor os kits de alimentação escolar que são distribuídos nas unidades de ensino vinculadas à prefeitura de Tucano.

“A ação está sendo feita em cumprimento à Resolução nº 06, de 08 de maio de 2020. Esse documento fala sobre as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) quanto à alimentação escolar dos alunos da educação básica. Estamos trabalhando para que todas as orientações sejam seguidas e possamos garantir o recebimento dos recursos viabilizados pelo Programa” explica a Secretária Municipal de Educação, Gerusa Araújo.

De acordo com a Resolução, a alimentação escolar deve ser proporcionada de maneira saudável, com uso mínimo de itens processados. Os kits devem apresentar produtos variados, contribuindo para o crescimento das crianças e para o rendimento escolar.

Para concorrer, os(as) agricultores familiares e/ou suas organizações econômicas devem possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). O Edital em que constam todas as definições e critérios para disputa do contrato deve ser solicitado pelos(as) interessados(as) através do e-mail: licitacao@tucano.ba.gov.br. Vale ressaltar que o limite máximo de venda é de R$ 20 mil.

Produtos

Dentre os itens descritos no Edital, há variedade de frutas e legumes. Todos os produtos deverão ser entregues bem conservados e embalados adequadamente. Para a nutricionista do PNAE, Layse Cachoeira, a diversificação de alimentos é fundamental para o desenvolvimento dos alunos, além de trazer benefícios à economia local.

“Com a inclusão dos itens da agricultura familiar, os kits passam a oferecer maior valor nutricional e também propicia a valorização dos produtores regionais. Isso faz com que contribuamos para o desenvolvimento sustentável das nossas atividades econômicas locais”, pontua Layse Cachoreira.


Fonte Secom

Comentários