Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Educação no trânsito: Respeito aos pedestres favorece condução segura e responsável em Tucano

Dirigir de maneira cautelosa é importante para promover um trânsito seguro, não apenas aos motoristas, mas também aos pedestres. Considerando que Tucano possui grande extensão territorial entre áreas urbanas e rurais, a condução responsável se faz ainda mais necessária.

Para a coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Daniela Macedo,  a atenção ao volante deve ser redobrada e os limites de velocidade respeitados nas vias que cortam a cidade.

“Parar o carro para que o pedestre atravesse não é apenas uma gentileza. Isso está previsto no Código de Trânsito Brasileiro. Devemos motivar a sociedade a adotar boas práticas no trânsito, pois existe uma necessidade urgente de que diminuamos a frequência de mortos e feridos em decorrência de acidentes – situações com as quais nós, do SAMU, lidamos frequentemente”, diz ela.

Vale lembrar que, pouco tempo atrás, o SAMU promoveu uma ação de conscientização popular em apoio ao Maio Amarelo, um movimento internacional que visa diminuir os acidentes de carro em todo o mundo. A simulação de um atropelamento, encenada pelo grupo teatral Zélia In Cena (ZIC), contou com o suporte da GCM e impactou as pessoas que passavam pelo centro da sede (no turno da manhã) e de Caldas do Jorro (no turno da tarde).

Projetos

Buscando contribuir para que o trânsito seja mais seguro a todos aqueles que compõem o tráfego (motoristas, pedestres, ciclistas, motociclistas, entre outros), a gestão municipal tem trabalhado em projetos que visam a melhoria da sinalização das ruas e avenidas. Nos povoados de Creguenhem e Tiririca, por exemplo, placas de atenção à lombadas já foram instaladas, atendendo demandas dos moradores.

Além disso, estudos para elaboração de um projeto de engenharia de tráfego já estão em andamento. “Nosso intuito é contribuir para que os condutores mantenham a atenção no trânsito e respeitem os trechos com maior fluxo de pedestres. Sabemos que, para isso, a sinalização é importante e já temos estudado possibilidades para promover as adequações necessárias”, afirma o vice-prefeito de Tucano, Robson Ferreira.


FONTE SECOM/TUCANO

Comentários