Saúde mental: Tucano contará com serviços de equipe especializada a partir de segunda-feira (19)

A partir da próxima segunda-feira (19), a população tucanense poderá contar com mais um serviço de cuidado à saúde – dessa vez, com foco em questões psicológicas. A equipe multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (ASMENT) será composta por psicólogos, psiquiatra e assistente social e dará início às visitações aos Postos de Saúde da Família (PSF) – local a ser procurado por quem tiver interesse no atendimento.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Fernanda Andrade, o projeto é bastante amplo. Ele prevê, além de atendimentos, o acompanhamento médico na área, visitas domiciliares, diagnósticos, grupos terapêuticos, entre outras ações.

“Considerando o período de pandemia, em que as pessoas acabam ficando mais vulneráveis pelo isolamento e atenção redobrada com as precauções individuais. Isso acaba aumentando as chances do desenvolvimento de transtornos psicológicos”, diz Fernanda.

A coordenadora também sinaliza que a esquipe revezará as visitas entre os 17 PSFs do município, a fim de ampliar o alcance do serviço ao maior número de pessoas possível. Para a Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia, todo reforço aos serviços da Atenção Básica são significativos para a população.

“A Atenção Básica exerce um papel fundamental para a saúde pública. Poder disponibilizar às pessoas mais possibilidades de cuidado, ainda mais com assuntos psicológicos que afetam diretamente a vida dessas pessoas, é um grande passo. Fico feliz por estarmos ampliando e melhorando nossos atendimentos aos tucanenses”, afirma a gestora.


FONTE: SECOM/TUCANO

Comentários