Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Senhora Sant’ana: Padroeira de Tucano recebe homenagens em comemoração ao seu dia

26 de julho é uma data importante para o município de Tucano, quando se comemora o Dia de Senhora Sant’ana, padroeira da cidade. Por conta do cenário de pandemia, as tradicionais celebrações têm acontecido em observância às normas sanitárias para evitar a disseminação do Coronavírus, mas sem deixar que a fé e a simbologia da data passem em branco.

“Infelizmente, em 2020 não tivemos celebrações abertas ao público. Esse ano já conseguimos montar a quermesse, o bazar, e realizar as missas que são voltadas para um público diferente a cada noite. Esse ano também temos um diferencial. Pedimos que os fiéis de cada missa levassem um determinado quilo de alimento não perecível. Essas doações vão gerar cestas básicas para que sejam distribuídas, posteriormente, por uma ação da Igreja” explica a professora Ana Maria Pimentel, que também atua comocoordenadora do Ministério de Música da paróquia.

A novena teve início no dia 16 de julho e, desde então, tem realizado as respectivas missas para comerciantes, crianças, fazendeiros, educadores, funcionários públicos, motoristas, entre outros públicos. A Paróquia Senhora Sant’ana trouxe padres convidados para agregar ainda mais prestígio às celebrações e, hoje (26), comemora o dia oficial da padroeira.

Um poudo da história de Sant’ana

“Há muitos anos, a igreja de Tucano foi construída e, inicialmente, era voltada para Santo Antônio. Ela foi dedicada à Senhora Sant’ana quando o padre Gabriel Malagrida – muito devoto da santa – passou pela cidade. Ele saiu do Maranhão e caminhou até Salvador, distribuindo imagens dela por onde passou” resume o padre Henrique Canto.

Segundo a religião católica, Ana foi a mãe de Maria. Ela se casou com (São) Joaquim e por muitos anos permaneceu sem conceber filhos. Ana só conseguiu engravidar quando já estava com uma idade avançada, dando à luz a Maria.

“É importante que resgatemos as origens da nossa história. Conhecer mais sobre o nosso passado nos fortalece e nos une enquanto povo. Desejo que Senhora Sant’ana continue abençoando e olhando por nossa cidade, e que todos os tucanenses renovem sua fé em nossa padroeira”, diz o prefeito, Ricardo Maia Filho.


Fonte SECOM/TUCANO

Comentários