Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Tucano participa de reunião do Ministério do Turismo voltada à atração de investimentos e Mapa Turístico Brasileiro

Acompanhando o movimento do setor turístico nacional em estruturar ações de fomento e recuperação do ramo após os fortes impactos sofridos pela pandemia, Tucano participou, ontem (13), de uma reunião online com o Ministério do Turismo (MTur). O encontro teve como foco o Mapa do Turismo Brasileiro, cujo principal objetivo é retratar o cenário atual da atividade turística dos municípios.

A ocasião também abordou relevantes temas como o Fundo Geral de Turismo e o Portal de Investimentos – iniciativas estratégicas do MTur, que tem adotado a transformação digital do Governo Federal para facilitar a atração e a captação de investimentos no turismo do país.

“No Portal de Investimentos, temos uma previsão de R$ 21 bi em investimentos com dezenas de projetos, como parques nacionais, patrimônios históricos, além de ativos públicos e projetos de iniciativa privada. Identificamos uma série de gargalos para acesso a esses investimentos e temos nos movimentado para combatê-los, reduzindo riscos nessas operações”, afirmou como o Diretor do Departamento de Atração de Investimentos, João Daniel Ruettimann.

O diretor também compartilhou que está sendo consolidado um Programa Nacional de Financiamento e Estruturação Pública de Destinos Turísticos para fornecer suporte técnico para estruturar o cenário turístico em todo o país. Além dele, estiveram presentes na reunião a Coordenadora-Geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento Turístico, Ana Carla Fernandes, o Presidente da Câmara Técnica de Turismo Caminhos do Sertão, Getúlio Andrade, e o Diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos da Secretaria Estadual de Turismo da Bahia, Divaldo Borges – que falou sobre o posicionamento da gestão estadual quanto ao fortalecimento do setor turístico nas cidades baianas.

“O Governo da Bahia está se movimentando fortemente para desenvolver o cenário turístico do estado. Temos incentivado os municípios, destacando a relevância do tema e sensibilizando os gestores, secretários e secretárias municipais”, afirmou Borges.

Estratégias

Durante a reunião, os membros do MTur reforçaram a necessidade dos municípios elaborarem planejamentos efetivos para recuperação do turismo explorando seus pontos fortes. “É importante que as cidades estejam concentrando energia para desenvolver o turismo em cada uma de suas perspectivas. O Ministério do Turismo tem buscado construir estratégias para regionalizar a atividade turística, somando esforços, alavancando as infraestruturas municipais e aprimorando os respectivos atrativos”, pontuou Ana Carla Fernandes.

Em caráter regional, Getúlio Andrade contou que “a Câmara, desde 2019, busca apoio técnico, conglomerando estrategicamente os interesses das cidades que compõem essa zona turística”. De acordo com ele, fazem parte dessa iniciativa as regiões de Adustina, Alagoinhas, Banzaê, Canudos, Cipó, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Itapicuru, Irará, Paripiranga, Santo Estêvão, Tucano e Uauá.

“Foi uma reunião importante para que nós estejamos sempre buscando alinhamentos em instâncias regionais e nacionais. Tucano já está desenvolvendo o Plano Municipal de Turismo e discutindo possibilidades para atrair investimentos e se consolidar enquanto destino turístico na Bahia e, até, no país. O desafio é grande, mas é uma prioridade da gestão municipal”, resumiu o Secretário Municipal de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura, Thiago Nascimento – que representou Tucano na reunião, acompanhado do Diretor Municipal de Turismo, Edson Melo.


Fonte SECOM/Tucano

Comentários