RIO ITAPICURU ESTA VIRANDO ESGOTO A CÉU ABERTO A QUASE 50 ANOS


A falta de saneamento básico é um dos maiores problemas enfrentados por grande parte das cidades brasileiras, comum também no município de Queimadas, na região sisaleira, com enormes prejuízos para a população e para o rio Itapicuru que há meio século vem sendo poluído de forma agressiva.
No perímetro urbano da cidade, local aonde os dejetos vem sendo despejados não há mais água na margem do afluente. No mês passado o prefeito André Andrade assinou convênio com a Embasa, no valor de R$40 milhões - parceria entre os governos Federal e Estadual que destina-se a realização de obras de esgotos e extensão da rede de abastecimento de água a toda a cidade.
O histórico em Queimadas é estarrecedor. ”Antigamente todas as residências tinham fossa séptica. Na década de 70 começaram os investimentos em rede de esgotos, mas não em tratamento e com isso todos os dejetos das casas vêm sendo jogados no leito do Itapicuru.
É preciso priorizar a saúde, fazendo o tratamento da água e das matas ciliares. Alguns governos já deram passos nesse sentido, mas ainda minúsculos em relação à dimensão do país. Aqui em Queimadas que é um município com 2 mil km² e uma população de 27 mil habitantes, banhado pelo Itapicuru, o que falta é exatamente saneamento básico” relata, observado que isso ocorre também em outras regiões ao defender a priorização da saúde de um modo geral.
“Esperamos que os demais municípios banhados pelo Itapicuru também façam a sua parte” ressaltou o prefeito André Andrade, acrescentado que “precisamos pensar também, na recuperação da mata ciliar, para restabelece a perenidade dos rios. Hoje isso acontece graças às barragens de Pedras Altas e Ponto Novo, mas quando chega o período da seca a coisa muda de figura”.
A falta de tratamento dos esgotos sanitários em Queimadas tem enorme impacto na vida da população. Segundo o prefeito é alta a contaminação das águas com coliformesfecais. “De cada 10 pacientes internados no município entre 30% e 50% são vitimas de contaminação devido à péssima qualidade da água ingerida no dia a dia” ressaltou Andrade.
Os rios Itapicuru Mirim e Itapicuru Açu, que nascem em Jacobina e Pindobaçu e desembocam no município do Conde, ao longo do percurso recebem dejetos sem qualquer tratamento e Queimadas será o primeiro município da bacia do Itapicuru a fazer esse saneamento. As obras deverão ser iniciadas em 2025 com conclusão até 2032.
O projeto que foi elaborado em 2013 pela Embasa e já se encontra-se na Funasa, em Brasília, prevê duas estações de tratamento de esgotos - uma delas na comunidade de Cochos, conclui o prefeito.

Comentários