Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Tucano reforça estratégias para diminuição dos índices de analfabetismo do município

 Tucano reforça estratégias para diminuição dos índices de analfabetismo do município

Ler e escrever são passos transformadores na vida de qualquer pessoa. Mesmo com dificuldades e mudanças impostas pelo cenário da pandemia, o município de Tucano tem se empenhado em manter o ciclo de alfabetização (que vai do 1º ao 3º ano do ensino fundamental) ativo para que mais crianças e jovens tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver.

“Alfabetizar significa abrir a mente para infinitas possibilidades. A partir da alfabetização, os estudantes passam a ver o mundo de outra forma e se tornar mais independentes. Isso é fundamental para a evolução social de cada um”, afirma a Secretária Municipal de Educação, Gerusa Araújo.

A coordenadora pedagógica do Ciclo de Alfabetização de Tucano, Fabiane Oliveira, acredita que o processo de alfabetizar-se traz inúmeros desafios. “Entender que as letras não são apenas rabiscos, que elas são diferentes dos desenhos e que podem transmitir diversas mensagens é encantador. Descobrir o mundo das palavras, por meio da alfabetização, é poder ampliar a visão que se tem do mundo”, enfatiza.

A professora Lucineide Lima atua na Escola Municipal Ney Braga, localizada no Muriti, e conta que precisou se apropriar de diferentes ferramentas digitais para que seus alunos e alunas continuassem aprendendo a ler e escrever.

“Muitas famílias não desistiram de incentivar e apoiar os filhos durantes as aulas remotas. Na tentativa de chegar mais perto deles e atingir os objetivos da aprendizagem, fiz uso de videoaulas, mensagens de texto e de voz por aplicativos, bem como jogos virtuais e encontros online. Isso possibilitou que os alunos progredissem em termos de escrita e leitura. Fico feliz por toda a evolução que tiveram, mesmo com os desafios do ensino remoto” diz Lucineide.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2020 Tucano apresentou taxa de 98,2% de jovens entre 6 e 14 anos escolarizados. É importante ressaltar que o ciclo de alfabetização está compreendido nessa faixa etária.

Estatísticas no Brasil

Ainda de acordo com as informações do IBGE, os índices de analfabetismo no país têm diminuído. Em 2016, a taxa era de 7,2% e em 2020 encontrou-se em 6,6%. No entanto, o Brasil ainda apresenta cerca de 11 milhões de pessoas analfabetas.

O Dia Mundial da Alfabetização, celebrado em 08 de setembro, é uma forma de evidenciar a necessidade de realizar investimentos constantes na Educação. O prefeito de Tucano, Ricardo Maia Filho, enfatiza que a diminuição desses números é essencial para garantir um futuro melhor à toda a população.

“O contexto geral no país é preocupante e, para fazermos a diferença nesse cenário, temos investido bastante na Educação do município. Estamos construindo escolas no padrão do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e trabalhando para melhorar, a cada dia, a qualidade do ensino”, salienta o gestor.


FONTE SECOM

Comentários