Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

TUCS KIDS enaltece a cultura de Tucano no Dia das Crianças

 TUCS KIDS enaltece a cultura de Tucano no Dia das Crianças

Os pequenos contaram com programação especial e destino certo para comemorar o Dia das Crianças em Tucano, a primeira edição da TUCS KIDS, na Praça da Cultura, na terça-feira (12).

Em uma iniciativa inédita, que contou com apoio da Prefeitura Municipal, através da parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura, e a Secretaria Municipal de Educação, a edição da Trilha Uni-Cultural do Sertão (TUCS) voltada para as crianças conseguiu celebrar a data de uma maneira diferenciada, com uma programação pensada com temáticas para enaltecer a cultura local, através da valorização da diversidade artística tão rica de Tucano e região.

A Praça da Cultura foi reservada inteirinha para a diversão das crianças que, acompanhadas dos familiares, aproveitaram uma programação cultural genuinamente tucanense e sertaneja, sem deixar de contar, claro, com atrativos como piscina de bolinhas, cama elástica, pula-pula, sessão de pintura facial e exercícios ao ar livre. Essa foi a proposta da primeira atração da programação da TUCS KIDS, promovida pelo professor de Educação Física, Leonardo Calazans, que fez com que a turminha e professores se movimentassem ao som de músicas infantis com brincadeiras de trenzinhos, bambolê, estátua e corridas. A criançada se esbaldou nas atividades físicas de forma de lúdica.

A programação diversificada para as crianças da cidade também contou com a apresentação do estudante de Creguenhem, Miguel Santos, 16 anos, que cantou uma série de toadas, exaltando a cultura e os costumes do Nordeste.

O público infantil se dividia em contemplar as apresentações e aproveitar os algodões doces e picolés distribuídos gratuitamente durante a TUCS KIDS.

O prefeito Ricardo Maia Filho explicou como é importante passar para as crianças a valorização de nossa cultura. “Nós buscamos levar diversão para as crianças e pais, mas também demonstrar através da arte como temos uma cultura rica e que precisar ser valorizada por nós, tucanenses. Parabenizo a todos envolvidos nessa grande celebração e agradeço o envolvimento das famílias, que marcaram presença levando a alegria da criançada”, destacou.

O Secretário Municipal de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura, Thiago Nascimento avaliou como positiva essa primeira edição do evento na versão infantil. “O objetivo da TUCS é valorizar nossos artistas, reconhecer a nossa cultura nas mais variadas expressões. E valorizando nossa cultura sertaneja, estamos valorizando cada um de nós, as nossas raízes nordestinas. Vale o aviso: preparem-se que essa é uma das ações com o intuito de promover o que artistas da terra produzem e enriquecer as manifestações artísticas e culturais. Ainda vem muito mais por aí”, afirmou.

Na sequência, as brincadeiras do grupo local Colcha Literária transformaram a Praça da Cultura, num verdadeiro circuito de recreação. As crianças aprenderam, divertindo-se com temáticas educativas sobre combate ao trabalho infantil e histórias típicas do folclore do nordestino do Boi Bumbá.

A professora Mirela fez um show especial para a criançada, que lotou a frente do palco para acompanhar a delicadeza do grupo de balé, com o musical Ciranda da Bailarina.

A dona de casa Ivani Monteiro, 37 anos levou o filho Pedro Lucas, de 2 anos para brincar e ficou animada com as apresentações e brincadeiras gratuitas. “Me diverti tanto quanto meu filho. Achei muito bom, as crianças estão animadas. Espero que tenha essa festa nos próximos anos, pois nunca teve. Os pais e as crianças agradecem”, disse.

Tarde com mais diversão e programação diferenciada
A proposta da programação lúdica, reforçando a mensagem de valorização da cultura local, teve continuidade durante a tarde com a apresentação musical do grupo Reviver com temáticas que retratam o cangaço.

Na avaliação da Secretária Municipal de Educação, Gerusa Araújo, a TUCS KIDS é um grande momento de parceria entres as duas secretarias. “Esse momento lúdico, nesse Dia das Crianças, reforça a parceria das secretarias municipais que trabalharam juntas para realização deste evento. Muitas vezes, a criança não consegue desfrutar de um momento como esse, com a nossa cultura que é de grande valia para todos, nós. É mais um momento especial que traz a cultura de Tucano ”, disse.

Um dos momentos de destaque do dia, o show de talentos chamou atenção dos pais e crianças, que além de acompanhar, faziam vídeos e fotos dos talentos mirins que se apresentavam no evento. Como apresentação de Moacir Neto, de 14 anos, que cantou ao som de um violão o clássico da MPB, “Garota de Ipanema”; Monalisa Sampaio, 10 anos, que interpretou a música “Ouvi Dizer”; Kiara Santana e Marieta Sofia que fizeram uma coreografia e Adriano Santos, 9 anos, que animou o público ao cantar a música “Dona Maria”.

A Trilha Cultural fez os pequenos e seus familiares pararem de brincar para assistir a um espetáculo de recortes de nossa cultura nordestina, integrando expressões culturais tipicamente nordestinas, como a vaquejada, a mulher nordestina, quadrilha junina, o Brega Funk, Carnaval, capoeira e as quadrilhas juninas.

Um dos idealizadores, o Diretor Municipal de Cultura, Rodrigo Ribeiro explicou a proposta da TUCS KIDS. “Pegamos o espírito da ideia do Dia das Crianças e transformamos em uma proposta cultural, de pertencimento, pois somos nordestinos. A programação foi especialmente feita para os baixinhos, altinhos e toda a família”, afirmou.

Encerrando a programação, com mais um momento diferenciado, a apresentação teatral “Nas Asas da Leitura” com a produção do grupo de teatro ZIC, retratou uso da imaginação, incentivo à leitura com ícones populares do Nordeste, como povoados de Tucano, o Lampião, a força da mulher nordestina para afirmar a identidade da TUCS KIDS, uma diversão educativa com as histórias de nosso povo do Nordeste.

“Eu gostei das brincadeiras, das roupas, das pessoas, das peças. Gostei mais do que as outras festas” relatou a sorridente Eloá Carvalho, de 11 anos, enquanto se divertia ao som dos talentos de Tucano.


FONTE SECOM TUCANO

Comentários