Tucano chega ao marco de trinta dias sem óbitos por conta da covid-19

 Tucano chega ao marco de trinta dias sem óbitos por conta da covid-19.

Tucano chegou, nesta segunda-feira (29), ao marco de 30 dias sem óbitos por conta da covid-19. O primeiro registro da doença foi em 01 de junho de 2020.

A cidade soma 3.537 casos da doença, com um novo caso registrado hoje. O número total de mortes é de 59. Do total de casos positivos, 3.476 pessoas já se recuperaram totalmente. Até o domingo (28), o município soma apenas dois casos ativos e seis suspeitos sendo monitoradas.

O avanço da vacinação explica os bons números da pandemia no município. Com 50.902 habitantes, o município já aplicou 75.129 doses da vacina contra covid, sendo 38.485 da primeira dose (75%), 32.768 da segunda ou dose única (64%) e 3.876 da dose de reforço (7%).

Para a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Tucano, Anna Carina, este período sem registro de óbitos se deu devido ao avanço da vacinação e sua eficácia.

“É notável que todas as vacinas contra a covid-19 são eficazes e, por isso, devemos continuar vacinando para juntos vencermos esse vírus. Nossa prioridade será zerar os casos de infectados e de mortes por um longo tempo para retomarmos nossa vida normal. Mas para isso, devemos lembrar da importância da vacinação, ou seja, de estar com o esquema vacinal completo, pois só assim estamos de fato protegidos”, ressaltou.

Vale ressaltar que, apesar da queda nos casos de infectados e de mortes, é preciso lembrar das medidas não farmacológicas, como a higienização das mãos, o distanciamento social e o uso de máscaras.

Já Denis Carvalho, Enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, fez um alerta de que a vacinação não é apenas uma questão individual e, sim, uma questão de saúde pública.

“É um momento muito esperançoso e, com o avanço da vacina, acreditamos fortemente que iremos superar a pandemia, que vitimou muitas pessoas. As políticas públicas estão ofertando ao cidadão a grande estratégia de imunização e o combate à covid-19 é uma questão social, na qual precisa prevalecer o senso coletivo”, disse.


FONTE SECOM TUCANO.

Comentários