Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

18 Mortos, 14 mil Desabrigados e Chuva deve continuar em Salvador e interior nos próximos dias

As chuvas que atingem grande parte da Bahia desde a semana passada devem continuar na maior parte do estado, segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e do MetSul Meteorologia. Com informações do Uol.

 

O intenso volume de água é causado pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que é formada por uma faixa de nuvens que normalmente se estende do sul da Amazônia, de onde carrega toda a umidade. A previsão para Salvador para esta segunda-feira (27) e terça (28) é de tempo nublado com pancadas de chuva  e trovoadas isoladas. O Sol deve aparecer na quarta (29), mas ainda com possibilidade de chuva. Já em Feira de Santana, hoje o tempo deve ficar nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As nuvens diminuem à tarde, mas a previsão de chuva se mantém. Amanhã, o Sol deve aparecer entre nuvens com pancadas de chuvas isoladas e na quarta as chances de precipitações diminuem, mas há possibilidade de pancadas isoladas.

 

Neste segunda e terça em Vitória da Conquista o tempo deve ficar nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante todo o dia. Na quarta as chuvas devem diminuir, mas co trovoadas isoladas durante o todo o dia. 

A previsão para Itabuna é de tempo  nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas nesta segunda. Na terça, o tempo deve ficar  nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante todo o dia. Na quarta, o Sol aparecerá entre nuvens, mas ainda há possibilidade de chuva isolada.

Hoje e amanhã em Ilhéus, deve prevalecer o tempo  nublado com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. Na quarta as nuvens diminuem, mas ainda há possibilidade de chuva.

Em Barreiras a previsão para os próximos três dias é céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Subiu para 18 o número de mortes por conta das fortes chuvas que atingem o interior da Bahia. Desta vez, o dono de balsa morreu após se afogar no Rio de Contas, em um trecho da cidade de Aurelino Leal, no sul da Bahia. A vítima não teve a identidade revelada. 

 

A informação foi confirmada pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Adson Marquesini neste domingo (26), ao portal G1. 

 

Em entrevista à Rede Bahia, o Ministro da Cidadania, João Roma, que está na cidade de Ilhéus, para monitorar os impactos provocados pela chuva disse que irá se reunir nesta segunda-feira (26) com o presidente Bolsonaro, em busca de recursos para as áreas afetadas.

"Agora pela manhã no Vale do Jiquiriçá,  a água estava causando uma grande destruição.  Em Laje a ponte foi interditada. Estamos juntando esforços,  desde um equipamento cedido no local, até os contratos de manutenção do DNIT para desobstruir estradas como foi feito no ultimo epicentro de chuva mais no Extremo Sul", disse. 

Ainda na tarde deste domingo (26), o ministro segue na região para pensar medidas de enfrentamento às chuvas. "Vou visitar outras localidadess agora a tarde e dar sequência  a este trabalho. Amanhã em Brasília vou me reunir com o ministro Queiroga, e com o presidente Bolsonaro para buscar recursos para minimizar o transtorno  e tratar de reconstruir estradas vicinais, pontes, boeiros e vias que estão completamente danificadas", disse.  

Também na manhã deste domingo, a prefeitura de Jussiape, na região da Chapada Diamantina, anunciou que uma barragem da região se rompeu e que uma forte enxurrada deve atingir áreas do município, e pediu que moradores busquem lugares mais seguros.

Comentários