Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Cerca de 24h depois do acidente com ônibus, feridos que deram entrada em Retiro, Coité e Valente já foram liberados

 

Cerca de 24h depois do acidente com ônibus, feridos que deram entrada em Retiro, Coité e Valente já foram liberados

Quem recebeu as primeiras imagens em videos e fotos na manhã de segunda-feira, 07, de uma colisão frontal  envolvendo dois ônibus de passageiros na BA 120, cerca de 4 km da sede de Retirolândia no sentido Conceição do Coité e que ambos foram consumidos pelo fogo certamente comentou como sendo a maior tragédia ocorrida no território do sisal. Horas depois o secretário de saúde de Retirolândia, Claudio Inocêncio divulgava que 44 pessoas tinham dado entrada no Hospital Municipal Santo Antônio, que outros tinham sido levados para o hospital de Valente e de Coité, o que seguramente pode se afirmar que entre casos leves, moderados e de alta complexidade, aproximadamente 50 pessoas passaram pelas unidades de saúde, depois de serem socorridas por equipes de socorristas voluntários, Samu, ambulâncias de vários municípios e até mesmo por carros particulares.

Hospital de Retirolândia registrou 44 entradas na emergência

A informação oficial passado pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) dava conta de que os dois motoristas tinham morrido e que os corpos estavam carbonizados. E informações também da morte de um cobrador e de uma criança, mas que posteriormente não foram confirmadas.

A reportagem do Calila Notícias esteve na manhã desta terça-feira, 08, no local do acidente e acompanhou duas equipes em ação, uma realizado operação tapa buraco, já que naquele trecho haviam muitos e a maioria das pessoas que residem próximo, bem como de testemunhas apontaram como a principal causa do acidente e outra equipe trabalhando na remoção da carcaça do segundo ônibus e de lá foi até o Hospital Municipal para saber sobre a situação dos feridos e transferidos, ao chegar nossa equipe foi informada que não havia mais nenhum paciente que deu entrada após o acidente e que dos 44 atendidos pelo hospital, 5 a 6 pessoas foram transferidas após a regulação e que nenhum corria risco de morte e que eram pessoas com fraturas.

O caso mais complexo foi de uma idosa de 65 anos, que viajava de Nordestina ou outra cidade da região de volta para Feira de Santana onde reside que foi transferida pelo SAMU, mas que segundo uma enfermeira a informação que ela está em situação estável e se recupera bem.

Nossa equipe procurou saber sobre a informação do cobrador que surgiu comentários que tinha morrido e a informação que realmente os dois (um de cada ônibus) deram entrada e também se salvaram. Quanto a criança que também foi citada como possível vítima fatal não passou de boato. A enfermeira disse que realmente chegou a informação que uma mulher saltou pela janela e tinha deixado um bebê, mas nenhuma mulher que deu entrada comentou sobre filho e concluiu como mais um boato.

Foto: Raimundo Mascarenhas

O CN entrou em contato com o Hospital José Mota em Valente e foi informado que aquela unidade recebeu cerca de 9 feridos nenhum com gravidade e as transferências aconteceram de forma habitual, após atender o paciente, mantém contato com a secretaria de saúde do município de origem que manda buscar, mesmo procedimento fez Retirolândia com alguns.

| Foto arquivo: Raimundo Mascarenhas

Nossa reportagem por fim esteve no Hospital Português – Unidade Regional de Coité já no início da tarde de hoje e foi informado que tem apenas uma mulher, mas que tinha saído minutos antes da nossa chegada para uma avaliação com ortopedista em uma clinica, não sabendo informar se receberá alta após passar por médico especialista.

Vítimas fatais


Algumas pessoas manteve contato com nossa redação buscando informação sobre o sepultamento dos restos mortais de Mário Ferreira Almeida morador do Povoado Goiabeira no município de Coité, mas não tivemos nenhuma informação, apenas que os restos mortais se encontram no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Serrinha e precisa se cumprir todo protocolo para liberação, depois de realizar exames de DNA, arcada dentaria entre outros, e diante disto não há data prevista.

Narciso residente em Nordestina e Mário em Coité

O CN apurou junto a São Matheus que Mário trabalhava na empresa desde 13 de janeiro de 2001, enquanto Narciso Petrus de Santana ingressou em 12 de setembro de 2018

Comentários