Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

O Sargento Pedro Cerqueira é o pioneiro da Guarda Civil Municipal de Tucano que hoje tem 27 agentes com CROM.

Sessentão, tucanense e dedicado à segurança pública. O Sargento Pedro Cerqueira é o pioneiro da Guarda Civil Municipal de Tucano.

Em 1997, Pedro comandava o antigo DPM, vinculado ao Batalhão de Euclides da Cunha, que pertencia à Companhia Militar do município de Cipó. Já em Salvador, o Sargento trabalhava no Fórum Rui Barbosa. Convidado pelo então Prefeito de Tucano, Gildásio Penedo, para retornar à sua terra natal, Pedro tinha como objetivo fundar a primeira Guarda Civil do município. Pedro encontrou algumas dificuldades, mas iniciou seu projeto com apenas 9 policiais e uma viatura, realizando rondas pelo município.
Em 1998, passou a estudar e elaborar o projeto para a criação da guarda baseado em atuações existentes em outras cidades. Por conta da falta de apoio, foi designado para comandar o batalhão da polícia do município de Uauá.
Contudo, diante de muitos casos de roubos de gados e invasões em domicílios nos povoados de Tucano, Sargento Pedro foi novamente convocado para retornar a Tucano, desta vez, para aplicar o primeiro concurso para agentes da Guarda Municipal.
E em abril de 2002, foi fundado o primeiro batalhão da Guarda Municipal de Tucano. Hoje na reserva, Sargento Pedro Cerqueira é sempre acionado para ministrar cursos de inteligência e estratégia. Seu desejo é que o município possa unificar as polícias em um núcleo de segurança
A Guarda Civil Municipal de Tucano promoveu nesta terça-feira (15), na sede da Prefeitura, o encerramento do 1º Curso de Patrulhamento Tático, quando 27 agentes receberam a certificação no Ronda Ostensiva Municipal – ROMU.
Os agentes passaram por um treinamento rigoroso e estão devidamente preparados para defender os munícipes, os equipamentos municipais e enfrentar qualquer situação hostil inesperada, agindo sempre dentro da Lei.
A Guarda Civil estará sempre em alerta para auxiliar a Polícia Militar e a Polícia Civil.

Comentários