Gestão de Ricardo Maia, prefeito mais jovem da Bahia, transforma trajetória de 185 anos de Tucano, uma das cidades mais antigas da região

Gestão de Ricardo Maia, prefeito mais jovem da Bahia, transforma trajetória de 185 anos de  Tucano, uma das cidades mais antigas da região

O dia 21 de março é uma data histórica para o município de Tucano. No ano de 2022, serão celebrados os 185 anos de emancipação política do município.

Com o prefeito mais jovem da Bahia e segundo mais jovem do Brasil, a cidade, que fica a 268 km da capital, vem avançando por conquistas, abrangendo as áreas de infraestrutura, educação, saúde pública, assistência social, turismo e agropecuária, contando com total apoio do Governador da Bahia, Rui Costa.

Na área da Saúde, o ano de 2021 foi repleto de muitos desafios, mas também importantes realizações que já estão marcadas na trajetória do município. Com a esperança renovada pela vacina contra a covid-19 é imprescindível destacar o empenho de todos os profissionais, que combateram o pico da pandemia.

Outro fundamental pilar do governo é a educação. Com a pandemia, as atenções para dar qualidade ao ensino remoto foram redobradas. Durante a execução do modelo educacional online, com as escolas vazias, foi possível reformá-las e requalificá-las.

Das 55 unidades educacionais do município, 39 já foram contempladas: 10 foram concluídas, 25 estão em obras e 4 novas unidades estão sendo construídas, com direito a um Complexo Educacional, totalmente equipado e uma creche com berçário em tempo integral para crianças de 8 meses de idade a 3 anos, que permitirão mães e pais terem suas atividades realizadas, como trabalho e estudos, com toda a segurança de que suas crianças estão sendo bem cuidadas por equipes multidisciplinares e uma estrutura avançada e preparada para um melhor processo de ensino-aprendizagem.

Como um braço forte da gestão, de maneira transversal a quase todas as ações, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos iniciou, desde o primeiro dia, calçamento em diversas ruas da cidade. Já foram mais de um milhão e cem mil pedras sendo colocadas sobre ruas que habituavam os moradores a lidar com lama, barro e poeira invadindo as suas casas.

Durante o período da seca no ano passado, foi ampliado o sistema de saneamento básico e água tratada no município, instalando novas bombas de poços, caixas d’água e construindo novas redes de abastecimento. Foram diversas comunidades beneficiadas, como Jorrinho, Varzinha do Curtume, Riacho do Peixe, Baixa da Quixaba e Lagoa do Alto.

Grande centro cultural, com tantos e tantos talentos nas diversas formas de expressão artística, Tucano foi contemplado, através do esforço da atua gestão, com o complexo e emaranhado processo da Lei Aldir Blanc, liberando o devido pagamento aos artistas, removendo irregularidades cadastrais herdadas da gestão anterior. Um auxílio financeiro foi destinado para a comunidade artística que via as impossibilidades de atuação profissional ganhar contornos de maior dificuldade com o imbróglio da lei federal.

Na área de Ação e Desenvolvimento Social, as multidisciplinares equipes da pasta realizaram em 2021, inúmeras ações e estratégicas implantadas, desde campanhas educativas, objetivando prevenção e erradicação de trabalho infantil – Projeto Infância Legal, combate ao abuso e /ou exploração sexual de crianças e adolescentes, como também violência à mulher e prevenção do suicídio.

De acordo com o prefeito Ricardo Maia (PSD), o ano de 2021 foi repleto de realizações, mesmo em um cenário de incertezas e desafios. 

“O ano de 2022 nos reserva ainda mais feitos e seguirei lutando, dias após dia, para construir uma cidade que nos dê cada vez mais orgulho de dizer, com todas as letras e com toda a força: eu amo tucano”, ressaltou.


O Município

Fundado em 1837, o município possui uma população estimada de 50.903 pessoas habitantes (IBGE 2021), distribuídos em uma área de 2.198,237 km². Distante a 268 km de Salvador, a cidade tem seu desenvolvimento econômico voltado para a agricultura (milho), pecuária (bovinos, ovinos e caprinos) e o turismo, com destaque para os distritos de Caldas do Jorro, Estância Hidromineral onde os visitantes podem curtir um delicioso banho de água sulfurosa à incrível temperatura de 48º graus, e Jorrinho, reconhecido pelo sabor incomparável do bode assado.

Há ainda outras opções turísticas, como visitar as famosas grutas existentes no município, principalmente a gruta do Buraco do Vento, localizada a 7 km da sede do município, com belíssimas formações rochosas esculpidas pela própria natureza. A Cachoeira do Inferno, local muito bonito e agradável, localiza-se a 45 km da sede do município. O Marizá conglomera ainda uma série de atrativos naturais, como o Riacho da Caetana, a Serra da Santa Cruz e o Boqueirão, com gigantescos paredões e falésias.

No artesanato, destacam-se os derivados do couro, como bolsas, carteiras, cintos, roupas e outras peças, produzidas principalmente no distrito do Tracupá. Além disso, o município é produtor de artesanato confeccionado com palha, cipó, madeira e cerâmica.

De acordo com relatos do historiador tucanense, Rubens Rocha (1939 – 2017), em publicação na sua obra “História de Tucano”, Tucano teve seu início em meados do século XVIII, pois até o ano de 1727, o município era uma pequena aldeia de índios, na qual o catequista frei Apolônio ergueu a capela de Senhora Sant’ana.

Em 1754, a aldeia assumiu aspectos de povoado, resultando na criação do distrito. Já no início do século XIX, foi elevado à categoria de vila. Com a promulgação da Lei nº 51 de 21 de março de 1837, criou-se o município de Tucano.

Comentários