Confirmação de novos casos de Covid-19 acende alerta em Santaluz

A secretaria de Saúde de Santaluz divulgou na quarta-feira (1) que nove pessoas tiveram diagnóstico de Covid-19 confirmado na cidade.

Por meio de um comunicado oficial, a pasta orientou pessoas com sintomas gripais a procurar as unidades de saúde do município para avaliação e testagem. A secretaria pediu também que as pessoas se vacinem [medida que ajuda muito na redução de casos graves] e mantenham cuidados de prevenção contra a doença.

Além da chegada do frio, outra grande preocupação com relação a uma possível alta expressiva no número de casos de Covid-19 são os festejos juninos. É incontestável que os riscos de contágio pelo coronavírus aumentam com a ocorrência de grandes aglomerações. Um exemplo disso foi a onda de novos casos confirmados e suspeitos que surgiu na cidade depois das festas de fim de ano.

4ª onda

O Brasil enfrenta agora o que especialistas consideram a quarta onda de Covid.

Em pouco mais de um mês, o país registrou uma alta de 78,3% nos registros de novos casos. Em 26 de abril, segundo reportagem do g1, os dados mostravam uma média móvel de 14.600 novos diagnósticos nos últimos sete dias. Já em 31 de maio, o número saltou para 26.032.

Em entrevista ao g1, a médica Vera Rufeisen, infectologista do Vera Cruz Hospital, reforçou que, por mais cansadas que as pessoas estejam, é importante manter medidas de precaução.

“O que devemos pedir é que as pessoas voltem a evitar aglomeração, não chegar perto das pessoas e sempre usarem máscaras em ambientes fechados. Caso apresentem algum sintoma respiratório, se ausentem do trabalho, testem e fiquem isoladas para que a gente interrompa a cadeia de transmissão do vírus”.

Comentários