Mutuípe: Secretaria investiga suspeita de varíola dos macacos em adolescentes

A prefeitura de Mutuípe, no Vale do Jiquiriçá, informou neste domingo (24) que apura dois casos da chamada “varíola dos macacos” [vírus Monkeypox]. Segundo a secretaria de saúde local, as pessoas identificadas, dois adolescentes de 15 e 17 anos, estão isoladas em casa.

 

Conforme o Blog do Marcos Frahm, parceiro do Bahia Notícias, os dois adolescentes residem na zona rural do município estão sem sinais de gravidade. A secretaria também informou que já coletou material genético dos jovens e enviou para análise da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).

 

Também foi informado que já foram tomadas as medidas sanitárias e familiares dos adolescentes seguem sendo monitorados.

 

Até o momento foram confirmados três casos da virose na Bahia. Os casos ocorreram em Salvador. O primeiro registro foi no dia 13 de julho (ver aqui). 

 

Pacientes com varíola do macaco costumam apresentar febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão, e os sintomas duram de duas a quatro semanas.

 

A erupção cutânea, que começa entre um e três dias após o aparecimento da febre, tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões. 

Comentários