PROJETOS INDIGENAS KIRIRS VISITAM AS ESCOLAS EM JORRO, TUCANO

Bahia tem maior número de internações de bebês por desnutrição no Brasil

A Bahia tem o maior número de internações de bebês por desnutrição no Brasil. Os dados foram registrados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), até dezembro de 2022, e é relativo a crianças menores de 1 ano. Entre as capitais, Salvador também lidera o ranking.

O estado baiano registrou 480 internações de bebês – 200 a mais que o Maranhão, que teve o segundo maior número de casos. A diferença é ainda mais acentuada quando é feita a comparação com o Amapá, que teve a menor quantidade: nove bebês internados.

Dos 480 casos na Bahia, 33,12% são em Salvador – em números absolutos, 159 bebês desnutridos foram internados. A discrepância fica ainda mais evidente quando comparado com as outras capitais brasileiras.

Apenas Salvador, Brasília, São Paulo e Goiânia tiveram mais de 30 bebês internados por desnutrição. A capital baiana foi a única com mais de 100. Com um caso, Cuiabá foi a cidade com menos registros.

Todos os dados foram estudados pelo Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), que investiga, monitora e divulga dados e informações sobre a saúde de crianças de até 5 anos no país. O levantamento foi feito em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Centro Arthur de Sá Earp Neto (Unifase).

Comentários