100 escolas na Bahia receberam ameaças e crianças e adolescentes são detidas com facas, machado, facão e simulacros.

O crescimento da violência nas escolas é uma realidade que tem assustado toda a sociedade. Na Bahia, quase 100 escolas receberam ameaças de ataques, como registrou hoje a capa da Tribuna da Bahia.

Criança de 11 anos e adolescentes são detidos com facas em escola no bairro de Periperi.

Polícia apreende dois simulacros de armas em escolas de Salvador e do interior do estado 

PM Apreende Adolescente Armado Com Machado E Facão Em Escola No Bairro De Cidade Nova

Preocupada com a situação, a APLB-Sindicato tem realizado caravanas nas escolas da capital e do interior com o objetivo de orientar a comunidade escolar sobre o que fazer em casos de ameaça. “É preciso que o professor ou a professora tire uma foto da ameaça, printe a tela do celular, por exemplo, ou tenha uma testemunha para que a denúncia seja feita em uma delegacia. Assim teremos um boletim de ocorrência, que deve ser encaminhado para a APLB. Estamos juntando todas as informações para cobrar providências da Secretaria de Educação e de SSP.” Informou Rui Oliveira, coordenador-geral.

Criança de 11 anos e adolescentes são detidos com facas em escola no bairro de Periperi.

A Polícia Militar, por meio da Operação Ronda Escolar, apreendeu uma criança de 11 anos e outros sete adolescentes em uma unidade de ensino no bairro de Periperi, Subúrbio Ferroviário de Salvador, na tarde desta quinta-feira (13). De acordo com a PM, o grupo estava armado com uma peixeira e outras sete facas menores. 

Após o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) receber a informação via 190, as equipes da Operação Ronda Escolar e da 18ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) seguiram para o colégio. Os materiais foram encontrados com os estudantes em diferentes salas da escola.

A criança foi apreendida e encaminhada para o Conselho Tutelar. Os adolescentes seguiram até a Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI).  

A comandante da Ronda Escolar, major Maria Soledade, chamou toda a comunidade para atuar junto na proteção das escolas e das crianças. "Acredito que este deve ser um esforço conjunto, com a participação dos pais, da comunidade escolar e de toda a sociedade", frisou.

Polícia apreende dois simulacros de armas em escolas de Salvador e do interior do estado 

Foram apreendidos, nesta quinta-feira (13), dois simulacros de arma com estudantes em Salvador, pela Operação Ronda Escolar, e em Cravolândia, município localizado no Vale do Jiquiriçá, por agentes do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Jequié). Os alunos estavam com as armas de brinquedo dentro das instituições de ensino. Em Cravolândia, a guarnição do 19º BPM estava fazendo rondas no Centro da cidade, quando foi informada pela comunidade escolar sobre um adolescente de 16 anos armado. O jovem foi identificado e apreendido junto com a arma falsa. O menor foi encaminhado para a Delegacia Territorial (DT) do município acompanhado por conselheiros tutelares. Em Salvador, a apreensão aconteceu no bairro da Calçada. A  Ronda Escolar foi acionada para encontrar um aluno suspeito de manusear outro simulacro de pistola dentro das dependências de uma escola. Ao chegar ao local, os policiais encontraram o armamento dentro do banheiro masculino. O material foi encaminhado para a 3ª Delegacia Territorial (DT), no Bonfim. O aluno ainda não foi identificado.

PM apreende adolescente armado com machado e facão em escola no bairro de Cidade Nova

A Operação Ronda Escolar da Polícia Militar apreendeu um adolescente que entrou armado dentro de um colégio no bairro de Cidade Nova, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (13). Junto com o aluno da unidade, foram encontrados uma machadinha, um facão e uma corrente dentro da mochila. De acordo com a PM, os alunos perceberam que o colega estava armado e acionaram a gestão do colégio.Os professores mantiveram o jovem isolado em uma sala até a chegada da polícia. Nenhum estudante foi ferido. O aluno que estava armado foi conduzido à Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), acompanhado da responsável e de um gestor da escola.  Até a tarde desta quinta-feira, ações policiais alcançaram 22 adolescentes e adultos envolvidos com boatos e tentativas de causar pânico.

Comentários